Na última segunda-feira (24) um golfinho toninha (Pontoporia blainvillei), que é ameaçado de extinção, foi encontrado sem vida na Praia do Moçambique, em Florianópolis (SC). A ONG R3 Animal foi acionada e analisaram o animal.
De acordo com pescadores locais, o golfinho apareceu morto na arrebentação. O animal foi cuidadosamente recolhido e encaminhado ao Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos. Uma necropsia será realizada pela R3 Animal para determinar a causa da morte. Este procedimento fornece informações cruciais sobre as ameaças potenciais à sobrevivência dessa espécie.
Segundo a ONG, o golfinho toninha é considerado o mamífero marinho com o maior risco de extinção em todo o Hemisfério Sul. A toninha é um dos menores cetáceos e pode atingir até 1,70m. Estes golfinhos tendem a viver em pequenos grupos de dois a cinco indivíduos e possuem um comportamento discreto, tornando-os difíceis de serem avistados em seu ambiente marinho natural.
O R3 Animal orienta que, caso se depare com animais marinhos mortos na praia, o público deve informar o Programa de Monitoramento de Praias. O contato pode ser feito pelo número 0800 642 3341.
Fonte Visor Notícias