A janela da quarta edição do Tunel Crew Shootout, em Itacoatiara, Niterói (RJ), abriu no último dia 20 de agosto e vai até 20 de se setembro. Criado em 2018, o campeonato é considerado um festival com a ideia de misturar atletas profissionais e locais de Itacoatiara para premiar o que a Tunel Crew mais gosta, tubo.
Criado em 2018, o campeonato se tornou uma verdadeira celebração entre surfistas e é considerado também um festival, por envolver, além da competição, a preservação, cultura e experiências inovadoras para o público e atletas.
Desde a primeira edição o domínio total é dos surfistas de Saquarema, com Lucas Chumbo, João Chumbinho e Raoni Monteiro, por duas vezes, sagrando-se campeões.
Nomes de peso já estão confirmados como Pedro Calado, Marco Giorgi e Raoni Monteiro, atual campeão do Tunel Crew Shootout. Além dos locais casca grossa que também marcam presença.
“O Tunel Crew Shootout é mais do que uma competição, é uma verdadeira celebração da natureza e da habilidade dos atletas. As ondas desafiam os limites e proporcionam um cenário único para os surfistas mostrarem as suas manobras. A cada edição, renovamos nossa energia buscando oferecer uma experiência inesquecível para competidores e os apaixonados pelo surfe”, diz Ziul Andueza, sócio da Tunel Crew.
Janela da competição e previsões
A janela do Tunel Crew Shotoout Itacoatiara abriu no último dia 20 de agosto e vai até 20 de setembro podendo acontecer a qualquer momento. A Tunel Crew está em constante monitoramento das previsões e fará a chamada do evento com pelo menos dois dias de antecedência, tanto para o público quanto para os atletas convidados.
Novo formato e premiações
Em 2023 o formato de competição foi atualizado. Serão 30 surfistas que, nos rounds 1 e 2 estarão divididos em baterias de 30 minutos com seis surfistas em cada, os pontos somados irão formar um leaderboard, ou seja, o competidor entra na água onde sabe o contexto geral e não em estar em disputa com outro na bateria.
Após a primeira etapa, os seis melhores do leaderboard vão para uma semifinal, neste
momento participam três atletas, onde apenas o melhor vai para a final homem a homem.
As premiações também contam com novidades. Serão R$ 20 mil em dinheiro para os finalistas, boat trip com o Praya Charters e Pranchas RM. Atletas locais também terão prêmio exclusivo, uma prancha RM sob medida e o surfista que pegar o melhor tubo do evento leva para casa R$ 500.
O Tunel Crew Shootout Itacoatiara 2023 é apresentado pela Tunel Crew e conta com
o co-patrocínio Monster e Praya Mentawai. Além dos apoiadores Laboratório Bittar, RM Surf Designs, Mar Bank, Puro Suco e Predialnet.
A competição é transmitida ao vivo no canal do Tunel Crew.