O pernambucano Luan Ferreyra é o novo campeão brasileiro Sub 18 da temporada 2023. Em evento disputado no último dia 15 de outubro, em Garopaba (SC), Luan conquistou o terceiro lugar e o resultado o garantiu como campeão do circuito. Com a vitória, Ferreyra está credenciado para disputas internacionais representando o Brasil.
Ferreyra atualmente compete a primeira divisão profissional do campeonato brasileiro aos 16 anos, sendo o atleta mais jovem do circuito.
“Ser campeão brasileiro Sub 18 da Confederação Brasileira de Surf é um título importante para Pernambuco e para minha carreira. Estou muito feliz por ter conseguido fazer boas performances na Praia da Ferrugem, última etapa do circuito, com a maior nota do evento, 8,83, em um aéreo full rotation”, diz Luan.
A última bateria do ano encerrou um circuito de base que voltou a ter a importância no cenário nacional. Luan precisava ficar pelo menos em terceiro lugar para conquistar o título e conseguiu o resultado.
Luan é conhecido por sua frieza e virar resultados negativos a seu favor nos minutos finais. Sempre com muita emoção, Ferreyra está competindo nos mais importantes eventos acompanhado de sua namorada, a catarinense Kiany Hyakutake, que também é campeã brasileira da categoria.
“Ter conquistado esse título com a minha namorada, que também foi campeã brasileira Sub 18, aumentou minha felicidade. Agora vamos para o Havaí no final do ano, aperfeiçoar nossas técnicas em ondas grandes. Meu sonho é um dia conseguir disputar uma Olimpíada, chegar ao CT, ser campeão mundial”, planeja Luan.
Resultados dos dois últimos anos
Classificação para circuito profissional com apenas 15 anos; pódio na divisão de acesso do circuito profissional, com apenas 15 anos; atleta mais novo na elite do surfe nacional e o único das categorias de base classificado com 16 anos para o circuito profissional; campeão brasileiro júnior 2023; líder do circuito pernambucano 2023 nas categorias Profissional e Sub-18; vice-campeão brasileiro Sub-16 e 18, em 2022; seleção brasileira júnior 2023 e 2024; integrante da seleção brasileira que irá disputar o mundial ISA (International Surfing Association) em novembro de 2023, no Rio de janeiro, e em 2024 em lugar ainda não
divulgado; e classificado para os circuitos profissionais brasileiro de 2024.