Yago Dora é o primeiro brasileiro garantido na terceira fase do Pipe Pro. O surfista ficou em segundo lugar na disputa vencida por Matthew McGillivray. Kade Matson terminou em último lugar e caiu para a repescagem.
O Pipe Pro 2024 teve início em ondas de 8 a 10 pés na bancada de Pipeline, no lado norte da ilha havaiana de Oahu. Matthew surfou as três primeiras ondas do CT 2024. Aos dois minutos o sul-africano foi para o Backdoor e completou um tubo limpo que valeu 5.17 pontos. Quatro minutos depois ele executou um drop difícil de backside para Pipeline, chegou a derrapar a rabeta, mas conseguiu colocar no trilho do tubo, sumiu lá dentro e saiu junto com a baforada. A atuação valeu a nota 7.17. A terceira onda surfada também foi para Pipe, mas não teve tubo.
O segundo atleta a surfar no ano foi Kade Matson. O norte-americano surfou de frontside para a direita de Backdoor na metade da disputa. O estreante na elite não conseguiu ficar muito fundo e saiu sem dificuldade. Aos 16 minutos foi a vez de Yago Dora entrar em ação. O brasileiro acelerou no trilho de Pipeline, saiu sem problemas, executou um cutback e caiu na tentativa de um aéreo. O norte-americano conquistou 4.50 e Yago 3.17 pontos.
Yago pegou outra esquerda logo depois. O brasileiro desapareceu no canudo, saiu com o spray da onda e assumiu a segunda posição com a nota 5.83 pontos.
Ver essa foto no Instagram
O último terço da bateria de 30 minutos começou e os três surfistas entraram em ação, mas nenhum pegou tubo. Kade levou uma vaca assustadora quando remou numa direita da série e voou de perto do lip após subir na prancha. Ele caiu com o corpo de lado na base da onda. Kade precisava de 4.51 pontos para avançar no Pipe Pro.
Kade e Matthew surfaram no minuto final, mas as posições da bateria não foram alteradas. Matthew avançou para a terceira fase junto com Yago e Kade precisará enfrentar a repescagem.
Ver essa foto no Instagram
Transmissão ao vivo – O Pipe Pro abre a temporada 2024 do World Surf League Championship Tour. O prazo máximo para a realização do evento é 10 de fevereiro. O campeonato será transmitido ao vivo do Havaí pelo Sportv e Globoplay e em português também pelo WorldSurfLeague.com, aplicativo e Canal da WSL no YouTube.
Pipe Pro 2024
Round 1 Masculino
1 Matthew McGillivray (AFR) 12.34 x Yago Dora (BRA) 9.00 x Kade Matson (EUA) 5.30
2 Gabriel Medina (BRA), Callum Robson (AUS), Deivid Silva (BRA)
3 Jack Robinson (AUS), Rio Waida (IDN), Kelly Slater (EUA)
4 Griffin Colapinto (EUA), Seth Moniz (HAV), Ramzi Boukhiam (MAR)
5 Ethan Ewing (AUS), Cole Houshmand (EUA), Jackson Bunch (HAV)
6 Filipe Toledo (BRA), Samuel Pupo (BRA), Shion Crawford (HAV)
7 John John Florence (HAV), Caio Ibelli (BRA), Jake Marshall (EUA)
8 Leonardo Fioravanti (ITA), Liam O´Brien (HAV), Frederico Morais (PRT)
9 Ryan Callilnan (AUS), Jordy Smith (AFR), Imaikalani deVault (HAV)
10: Connor O´Leary (AUS), Kanoa Igarashi (JPN), Eli Hanneman (HAV)
11: Barron Mamiya (HAV), Ian Gentil (HAV), Crosby Colapinto (EUA)
12: Miguel Pupo (BRA), Italo Ferreira (BRA), Jacob Willcox (AUS)
Round 1 Feminino
1 Tyler Wright (AUS), Bettylou Sakura Johnson (HAV), Luana Silva (BRA)
2 Carissa Moore (HAV), Sally Fitzgibbons (AUS), Brisa Hennessy (CRC)
3 Caroline Marks (EUA), India Robinson (AUS), Moana Jones Wong (HAV)
4 Caitlin Simmers (EUA), Gabriela Bryan (HAV), Isabella Nichols (AUS)
5 Molly Picklum (AUS), Tatiana Weston-Webb (BRA), Alyssa Spencer (EUA)
6 Lakey Peterson (EUA), Johanne Defay (FRA), Sawyer Lindblad (EUA)