Em ação pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o Instituto Gremar realizou a soltura de uma tartaruga-cabeçuda, nessa terça-feira, dia 30 de janeiro, nas proximidades da Ilha Montão de Trigo, costa do litoral norte de São Paulo.
O animal havia sido resgatado pela equipe do Instituto Biopesca, em Itanhém (SP), no dia 13 de outubro do ano passado. Oito dias depois, foi encaminhado ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, no Guarujá (SP).
No exame clínico de entrada, observou-se que a tartaruga estava ativa e alerta, porém com o escore corporal magro, exoftalmia bilateral (protrusão dos globos oculares) e algas aderidas à carapaça. Também foi detectada uma fratura cicatrizada na carapaça e outra na região da mandíbula, além de pequenos papilomas (tumores benignos).
No início da reabilitação o animal permaneceu em um tanque de dois mil litros, com nível baixo. Com a evolução clínica, aumentou-se gradativamente o nível da água, até que pudesse ser feita a transferência para um de maior volume, 40 mil litros, onde já se alimentava espontaneamente de sardinhas e crustáceos.
Com a ótima evolução das lesões no decorrer dos mais de três meses de tratamento e após passar por avaliação clínica e exames complementares, a tartaruga-cabeçuda foi considerada apta à soltura. A operação contou com o apoio do fotógrafo e documentarista Rafael Mesquita.
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. É realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente (SP) e Bertioga (SP).
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, deve-se entrar em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.
Clique aqui para mais informações sobre o PMP-BS.