Após mais um dia de competição na última sexta-feira 1 de março, houve muita história escrita nos ISA World Surfing Games em Porto Rico e foi uma jovem chinesa, de apenas 14 anos, que se tornou a mais jovem surfista a se qualificar para os Jogos Olímpicos de Paris.
Siqi Yang é a primeira surfista do país e a mais jovem a participar das Olimpíadas, depois de chegar às fases finais dos mundiais de surfe da ISA em Porto Rico.
A jovem venceu a fenômeno britânica do surfe e skate Sky Brown; a atleta do CT e olímpica em Tóquio em 2020, Brisa Hennessy, de Costa Rica; e a espanhola Janire Gonzalez Extabarri nas ondas de Arecibo.
Desta forma, Brown falha na tentativa de representar a Grã-Bretanha, tanto no surfe, como no skate nas Olimpíadas de Paris. Brown, com apenas 15 anos, conquistou o bronze nos anteriores Jogos Olímpicos em Tóquio, a primeira Olimpíada em que esses esportes estiveram presentes.
Yang começou a surfar em 2018 e conquistou uma vaga entre as 24 mulheres que competirão nos tubos de Teahupoo, Taiti, em julho de 2024.
A espanhola Gonzalez Extabarri consegue também nesse evento em Porto Rico a qualificação para as Olimpíadas de Paris, enquanto Hennessy já tinha se qualificado pelo WSL Championship Tour.
Pelo Brasil, estão classificadas para os jogos Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Luana Silva. No masculino, Gabriel Medina, Filipe Toledo e João Chianca são os representantes do Brasil.
Quem também se qualificou na última sexta-feira para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 em Teahupoo, foram a israelense Anat Lelior, a alemã residente em Portugal Camilla Kemp.
Fonte Surf Total