As condições para chuva continuam elevadas em todo o Sudeste, o que gera preocupação para moradores e autoridades pelos próximos 10 dias. Segundo a Metsul Meteorologia, os eventos extremos da última semana contribuem para o estado de alerta.
Embora não haja previsão de repetição dos eventos climáticos dos últimos dias, a chuva continuará a ocorrer com intensidade fraca a moderada. Em geral, o acumulado em 24 horas não deverá ultrapassar 15 a 30 milímetros.
No entanto, o excesso de chuvas do último final de semana deixou o solo encharcado em áreas de encosta, principalmente na Serra Fluminense, em partes de Minas Gerais e no Espírito Santo. Isso significa que qualquer quantidade de chuva pode representar risco de transtornos, como deslizamentos de terra e inundações.
Em algumas áreas, como o Leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a precipitação pode ser mais intensa, com acumulados acima de 100 mm. Na divisa entre Rio e Espírito Santo e no Triângulo Mineiro, há previsão de até 150 mm de chuva.
O estado de São Paulo terá um cenário diferente. As temperaturas permanecerão abaixo da média durante o restante do mês de março, com chuvas fracas a moderadas. Os próximos dias serão de céu nublado e com ventos persistentes vindos do mar.
Com previsões que indicam a persistência das chuvas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para o Sudeste em sua última atualização. O alerta significa que há potencial para chuvas intensas, com risco de transtornos.
Fonte CNN Brasil