O Brasil já está garantido nas oitavas de final do Margaret River Pro 2024. Tatiana Weston-Webb fechou a primeira fase feminina em segundo lugar e evitou a repescagem nesta quinta-feira (11/4) de ondas demoradas com cerca de 1 metro no pico australiano do Main Break. Luana Silva não teve a mesma sorte e enfrentará o primeiro round eliminatório da prova. WSL pretendia realizar também a primeira fase masculina, porém mudou os planos após reavaliar as condições para o surfe durante os duelos das mulheres.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o vídeo
Brisa Hennessy começou melhor a sexta disputa do Margaret River Pro 2024. A costa-riquenha anotou 4.17 contra 3.67 da australiana Isabella Nichols e 0.60 de Tati. A aussie e a brasileira voltaram a surfar aos 13 minutos. Tati executou um batida e caiu quando tentou mais uma pancada. Isabella acertou um snap, depois fez um cutback e uma batida. A australiana assumiu a liderança com 6.67 e a brazuca ficou em segundo lugar com a nota 3.77 pontos. Brisa seguia com apenas uma onda surfada.
A surfista da Costa Rica reagiu na metade do duelo de 35 minutos. Brisa entrou numa direita intermediária, executou duas rasgadas e atacou uma junção espumada. Ela colocou mais 4.43 pontos no somatório, subiu para a o segundo lugar e jogou a brasileira para a última posição. Tati passou a precisar de 4.83 para evitar a repescagem.
A brasileira ficou com a prioridade até os 29 minutos quando surfou uma direita. Tati acertou uma batida e duas rasgadas antes de cair na tentativa de outra pancada. A atuação valeu 5.33 pontos e ela assumiu o segundo lugar. Brisa ficou com a prioridade e 4 minutos para marcar 4.68 e avançar na etapa, porém nenhuma série apareceu e ela caiu para a repescagem. Tati ainda achou uma direita pequena no minuto final, bateu duas vezes e colocou mais 4.23 no somatório para confirmar a vaga.
Ver essa foto no Instagram
Luana na repescagem – O Margaret River Pro 2024 não começou bem para o Brasil. Luana Silva participou do primeiro confronto da etapa, ficou em último lugar e caiu para a repescagem. A australiana Molly Picklum venceu e avançou com Alyssa Spencer, surfista dos Estados Unidos que ficou na segunda posição.
Molly fez a melhor apresentação da primeira metade da bateria. Depois de cair da primeira para a última posição aos 11 minutos, a australiana reagiu aos 15 com duas manobras que valeram 6.50 pontos. Alyssa estava em segundo lugar. A norte-americana executou uma rasgada e uma batida vertical para anotar 6.33 pontos. Luana estava na última posição tendo como melhor nota 4.17, conquistada também com duas manobras. Ela precisava de 4.67 para evitar a repescagem.
A australiana aumentou um pouco a diferença para as adversárias com uma esquerda que valeu 4.83 pontos. Aos 21 minutos Alyssa e Luana entraram em ação. A norte-americana usou a prioridade e fez três ataques para garantir mais 4.33 pontos. A brasileira rasgou duas vezes, anotou 4.50 e passou a precisar de 6.17 para avançar na etapa. O tempo passou, nenhuma outra onda foi surfada e a brasileira caiu para a repescagem.
Vice-líder na repescagem – A atual vice-líder do ranking, vencedora da última etapa do CT, caiu para a repescagem. Johanne Defay chegou no último terço do duelo em segundo lugar, quando tomou uma virada da australiana Sophie McCulloch. A francesa precisava de 4.61 para vencer e chegou perto com 4.57 pontos, mas não conseguiu reverter a situação. A norte-americana Lakey Peterson venceu a disputa.
Líder nas oitavas – A terceira bateria teve um total de 50 minutos e apenas sete ondas surfadas. As norte-americanas Caitlin Simmers e Sawyer Lindblad, além da australiana Bronte Macaulay ficaram 15 minutos sem atuar e o duelo foi reiniciado. Na sequência elas ficaram mais 14 minutos sem surfar, até que a atual líder do ranking, Cailtin, abriu o duelo com rasgadas de frontside que valeram 6.00 pontos. A norte-americana ainda colocou mais 5.57 no somatório e venceu. Sawyer conquistou a maior nota do duelo, 7.00 pontos, e avançou em segundo lugar. Bronte ficou em último ao marcar 6.73 quando precisava de 6.77 para avançar. Ela terá outra chance na repescagem.
Ver essa foto no Instagram
Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o Margaret River Pro 2024 acontece nesta quinta-feira (11), às 20h15 (de Brasília). A previsão indica ondas um pouco menores para os próximos três dias no Oeste da Austrália. As séries não devem passar de 1 metro. Para a manhã de segunda-feira (15) no país da Oceania, noite de domingo (14) no Brasil devido ao fuso horário, são esperadas direitas e esquerdas um pouco maiores, que podem chegar a 1,5 metro.
Margaret River Pro 2024
Round 1 Feminino
1 Molly Picklum (AUS) 11.33 x Alyssa Spencer (EUA) 10.66 x Luana Silva (BRA) 8.67
2 Lakey Peterson (EUA) 10.73 x Sophie McCulloch (AUS) 9.60 x Johanne Defay (FRA) 9.57
3 Caitlin Simmers (EUA)11.57 x Sawyer Lindblad (EUA) 11.00 x Bronte Macaulay (AUS) 10.96
4 Gabriela Bryan (HAV) 10.90 x Caroline Marks (EUA) 10.67 x India Robinson (AUS) 10.37
5 Bettylou Sakura Johnson (HAV) 12.33 x Tyler Wright (AUS) 11.83 x Sally Fitzgibbons (AUS) 11.57
6 Isabella Nichols (AUS) 10.34 x Tatiana Weston-Webb (BRA) 9.56 x Brisa Hennessy (CRI) 8.60
Repescagem
1 Johanne Defay (FRA) x Sally Fitzgibbons (AUS) x Bronte Macaulay (AUS)
2 Brisa Hennessy (CRI) x Luana Silva (BRA) x India Robinson (AUS)
Round 1 Masculino
1 Barron Mamiya (HAV) x Imaikalani deVault (HAV) x Eli Hanneman (HAV)
2 Jack Robinson (AUS) x Gabriel Medina (BRA) x Deivid Silva (BRA)
3 Jake Marshall (EUA) x Ramzi Boukhiam (MAR) x Kelly Slater (EUA)
4 John John Florence (HAV) x Ian Gentil (HAV) x George Pittar (AUS)
5 Ethan Ewing (AUS) x Kade Matson (EUA) x Reef Heazlewood (AUS)
6 Griffin Colapinto (EUA) x Seth Moniz (HAV) x Otis North (AUS)
7 Kanoa Igarashi (JAP) x Italo Ferreira (BRA) x Callum Robson (AUS)
8 Cole Houshmand (EUA) x Ryan Callinan (AUS) x Caio Ibelli (BRA)
9 Crosby Colapinto (EUA) x Yago Dora (BRA) x Frederico Morais (POR)
10 Jordy Smith (AFR) x Matthew McGillivray (AFR) x Jacob Willcox (AUS)
11 Rio Waida (IDN) x Connor O’Leary (AUS) x Samuel Pupo (BRA)
12 Liam O’Brien (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Miguel Pupo (BRA)