ISA World Longboard

Brasil 100% em El Sunzal

Equipe brasileira permanece com quatro atletas na chave principal do ISA World Longboard Championship, que acontece em El Sunzal, El Salvador.

0

A última segunda-feira (22) foi de repescagem no ISA World Longboard Championship, em El Sunzal, El Salvador. As baterias eliminatórias levaram os atletas a competirem até o limite para permanecer na competição. 48 surfistas foram eliminados nas repescagens masculina e feminina.

A equipe do Brasil permanece com todos os quatro atletas na chave principal do torneio. Carlos Bahia e Rodrigo Sphaier, no masculino, e Atalanta Batista e Luana Soares, no feminino. Além do time brasileiro, Japão e França também estão com todos os surfistas vivos na disputa.

Atalanta Batista no round principal em El Sunzal, El Salvador

O melhor desempenho da repescagem foi do espanhol Nicolas Garcia, que conquistou 16.5 pontos. No entanto, Garcia não conseguiu manter o ritmo e foi posteriormente eliminado pelo inglês Ben Howey e pelo chileno Rafael Cortez em sua segunda bateria do dia.

O mexicano Jonathan Melendres (15.27 pontos) e o colombiano Nicolas Ayala (14.9) tiveram ótimas performances com pontuação na casa do excelente. Melendres conseguiu sustentar seu desempenho e avançar para mais uma bateria da repescagem, enquanto Ayala, infelizmente, foi derrotado em sua segunda bateria.

As aspirações de medalha dos EUA sofreram um sério golpe com a eliminação do medalhista de bronze de 2018, Kevin Skvarna. Ele não conseguiu encontrar uma segunda onda de pontuação e foi eliminado pelo taiwanês Yuan Cheng-Chih e pelo costarriquenho Dorian Torres.

Na Repescagem Feminina, a australiana Tully White começou forte com a maior pontuação do dia, com 8.17 pontos. No entanto, White não conseguiu uma segunda onda boa e precisava de uma pontuação nos momentos finais da bateria. White e sua equipe vibraram na praia quando a pontuação de 5.27 apareceu, um total de 13.44, o suficiente para colocá-la na Rodada 3 da Repescagem, e deixar a equatoriana Fanny Alexandra Villao em terceiro e fora da competição.

“Isso foi um pouco estressante para a minha equipe”, diz White. “Eu estava pirando, mas conseguimos. Eu sabia que poderia conseguir a pontuação. Quando me levantei, precisava de 1.83, mas felizmente pude confiar que conseguiria uma onda e fazer algo. Estou muito feliz”.

Australiana Tully White comemora com equipe.

Antes de sua eliminação, o total de 13 pontos de Alexandra Villao na bateria havia sido o mais alto do dia, mas assim como aconteceu com o espanhol Garcia no masculino, seu bom desempenho na Rodada 1 não se traduziu em sucesso na Rodada 2.

A canadense Olivia Stokes (12.74), a porto-riquenha Jazmine Dean (13.03) e a sul-coreana Soojin Park (12.24) também tiveram ótimas performances em mais um dia de boas ondas em El Sunzal. Stokes e Dean avançaram para a Rodada 3 da Repescagem, enquanto Park foi eliminada em sua segunda bateria do dia.

Baterias pesadas acontecem na sequencia do torneio, na busca pelas medalhas de ouro. A terceira rodada do Round Principal Feminino contará com medalhistas, como a japonesa Naomi Taoka, a francesa Zoe Grospiron, a americana Rachael Tilly, a havaiana Honolua Blomfield, a francesa Alice Le Moigne e a peruana Maria Fernanda Reyes.

No Round Principal Masculino, o medalhista de ouro de 2019, o peruano Benoit Clemente, enfrentará o francês duas vezes medalhista de bronze, Edouard Delpero. O inglês Ben Skinner, que conquistou a maior pontuação de onda masculina do evento no segundo dia, enfrentará o favorito à medalha, o havaiano Kaniela Stewart, que atualmente detém o maior total de bateria masculina até o momento. Outros medalhistas que entrarão na água serão o brasileiro Carlos Bahia, o filipino Rogelio Esquieviel e o havaiano Kai Sallas.