Em um momento difícil do evento, com a maré seca em Punta Roca, João Chianca enfrentou o havaiano Barron Mamiya. Convidado pela WSL, João surfou com mais tranquilidade, conquistou uma nota alta e avançou para as oitavas de final do El Salvador Pro 2024 nesta sexta-feira (7).
O duelo começou devagar, com a primeira onda sendo surfada por Mamiya, mas com pouco potencial e recebendo apenas 3.33 pontos. Aos 10 minutos de bateria, João pegou uma série com boas batidas e rasgadas, entrando no confronto e obtendo 4.83 pontos dos juízes. Com essa nota, Chianca assumiu a liderança. A bateria seguiu em ritmo morno, devido às condições desafiadoras do mar, com os surfistas buscando as melhores oportunidades.
Neste cenário, Barron encontrou uma onda intermediária e executou diversas manobras com batidas e aéreos, conseguindo 6.67 pontos e virando a bateria. Em seguida, João pegou uma série, controlando bem as manobras, acelerando para passar pelas seções e finalizando com força para tirar 5.0 pontos. Apesar da boa nota, Chianca não conseguiu retomar a liderança.
Faltando 14 minutos para o fim, Barron melhorou um pouco o seu somatório com um 3.83. Mas João reagiu, pegando a melhor onda da bateria e executando um aéreo alto e completo. Esse voo rendeu ao Chianca uma nota excelente, 8.50 pontos, e a liderança do duelo.
Nos 50 segundos finais, Barron arriscou um aéreo, mas não conseguiu completar a manobra. Com isso, João venceu o havaiano e se classificou para as oitavas de final. Placar final: João Chianca 13.50 x 10.50 Barron Mamiya.