Experiente surfista norte-americano Eric Foraker, de 43 anos, proprietário do resort Southern Mentawai Outpost, localizado em Thunders, nas Ilhas Mentawai, Indonésia, morre depois de afogamento na última terça-feira (11), reporta a revista Stab.
Ainda de acordo com a Stab, uma fonte contou que o “incidente ocorreu enquanto ele surfava em Rags Left. Foraker foi varrido sobre o recife por uma onda de 3 metros e, devido à escuridão, não pôde ser localizado até a manhã seguinte”.
Segundo outra mídia internacional, o portal Surfers of Bali, Foraker foi surfar em Rags Left no dia 11 de Junho, por volta das 18h30, e não voltou ao barco. Foram as duas pessoas que estavam na sessão com ele que deram conta do seu desaparecimento. A equipe de Busca e Salvamento das Mentawai começou as buscas às 00h30, tendo encontrado uma prancha quebrada na Ilha Pitoijat. Já no dia 12 de junho, às 8h, a equipe recebeu a informação de que o corpo de Foraker havia sido encontrado. A área foi evacuada e o corpo levado para o centro de saúde de Sikakap.
Foraker, que era marido e pai de um filho adolescente e uma filha pequena, era uma presença constante na comunidade de surfe de Mentawai há mais de 20 anos. Anteriormente, ele foi capitão do Addiction, um catamarã de 24 metros que já transportou milhares de surfistas visitantes ao longo dos anos.
Sua biografia no site do Southern Mentawai Outpost revela sua paixão pelo surfe. O texto narra sua busca por ondas nas costas de Java e Sumatra, de barco e até mesmo de carro, onde ele não recomendava. Ele proporcionou “a viagem de surfe perfeita” para mais de mil pessoas, passando por G-Land e Aceh, mas seu lugar favorito era Thunders, onde, motivado por sua paixão, construiu seu resort.
Fonte Stab e Surfers of Bali