O bicampeão mundial brasileiro Filipe Toledo não conseguiu avançar para as quartas de final dos Jogos Olímpicos 2024, disputados em Teahupoo, no Taiti.
Filipe enfrentou o japonês Reo Inaba em condições de mar significativamente mais desafiadoras em relação ao dia anterior (domingo, 28/7), com ondas que chegaram a 3 metros nas séries, apresentando tubos largos e vento terral.
Reo abriu a bateria surfando uma onda poderosa, permanecendo dentro do tubo e, na sequência, quebrou a prancha ao tomar outra onda na cabeça. Apesar de a primeira onda ter fechado, ela valeu 2.17. Em seguida, o japonês completou outra onda, marcando 3.17.
Com cerca de 20 minutos de bateria, Filipinho pegou uma onda grande, entubou na boca, mas não conseguiu sair. Faltando cerca de dez minutos, o brasileiro precisava de 3.91. Ele ainda pegou uma onda de bom tamanho, contudo, sem potencial de virada. Com isso, o Brasil sofreu sua primeira baixa no surfe olímpico.
Agora, o Brasil segue com Gabriel Medina (que surfa na terceira bateria contra Kanoa Igarashi), João Chianca (que surfa na sexta bateria contra Ramzi Boukhiam) no masculino. No feminino, Tainá Hinckel, Luana Silva e Tatiana Weston-Webb continuam na disputa. As previsões apontam para um crescimento do mar no final do dia.
Resultado da bateria:
Reo Inaba: 6.0
Filipe Toledo: 2.43