Chegou ao fim no último domingo (18) a segunda etapa do Circuito ASJ 2024 que rolou na Praia do Joaquina, Florianópolis (SC), reunindo os melhores surfistas amadores do sul do Brasil, além de atletas do Uruguai (10), Chile (12) e Venezuela (1).
Mais uma vez o destaque foi para a qualidade das ondas que quebraram nos dois dias de disputas. As séries pesadas de até 1,5 metro dificultaram a vida dos competidores, que tiveram que estar com o preparo físico em dia para encarar as situações adversas na Joaquina.
Decisões de sábado – No sábado (17) foram realizadas as finais de seis categorias do evento, começando pelo Surf Adaptado num trabalho conjunto de quase 10 anos entre a ASJ e a ASSF (Associação Surf Sem Fronteiras). A primeira decisão foi a Adaptado Performance, com a vitória do atual tricampeão brasileiro e bi mundial da categoria, Rafael Luerders.
Na sequencia, entrou a Adaptado Intelectual onde Lars Bayer conseguiu sua primeira vitória no ano, deixando Raphael Vaz em segundo, Yudi Amaok em terceiro e Vinicius Vieira na quarta colocação. Fechando as finais do surfe adaptado o campeão da Deficientes Visuais foi Adriano Alves, com Mari Busnello em segundo lugar.
As atletas da Sub 14 Feminino mostraram atitude na final vencida pela surfista de Torres (RS), Clarissa Susin Tasca, que fez sua estreia com vitória no Circuito ASJ. Kyara Antunes (2ª), Kauanny de Souza (3ª) e a uruguaia Jacinta Silvarino (4ª) completaram a bateria.
Guilherme Goulart mais uma vez foi o destaque da Sub 10 Masculino, vencendo bem sua categoria. O vice-campeonato foi para o paulista Bernardo Pires Rios, que travou uma bela disputa com Goulart pelo titulo da etapa.
A última decisão de sábado foi a Sub 12 Masculino, que coroou Bernardo Pires na primeira colocação em sua segunda final do dia. Numa disputa apertada, Bernardo superou o sergipano radicado em Floripa Luca Messenger que ficou com a segunda colocação. A terceira posição foi para Miguel Pereira, com Kauan Saito em quarto lugar.
Finais de domingo – O vento cessou e as ondas ficaram mais lisas para o último dia de disputas na Joaca. A Sub 14 Masculino abriu a sequência de finais do domingo e teve o título de Michel Demétrio, que repetiu o resultado da primeira etapa e se manteve 100% no circuito. Rian Pietro (2º), Lucas Miguel (3º) e Miguel Pereira (4º) completaram a decisão.
A categoria Master teve uma final eletrizante, com o título de virada nos últimos minutos de Ramiro Rubim em cima de Diego Rosa. Ramiro superou Diego por apenas 10 décimos de diferença. Em terceiro ficou Márcio Farney com Jorge Correia em quarto.
Na disputa seguinte, Yuri Gabryel conquistou sua primeira vitória no dia com o título da Sub 16 Masculino, deixando o chileno Pascual Lorens na segunda colocação. Michel Demétrio foi o terceiro, seguido de Enzo Benjamin em quarto lugar.
A final da Feminino Open teve a vitória de Paloma Santos, que tem os títulos de campeã chilena profissional e vice-campeã latino americana. Em segundo ficou Anne Leite, com a gaúcha Clarissa Susin Tasca na terceira colocação e Ana Martins finalizando em quarto lugar.
Um dos novos talentos da Joaquina, João Rafael conquistou sua primeira vitória na categoria Local ASJ, superando João Lucas, André Costa e Stewson Crippa (segundo, terceiro e quarto lugares respectivamente).
A final da categoria Pro Junior encerrou a segunda etapa do Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2024 em grande estilo. Em mais uma decisão no domingo, Yuri Gabryel somou 15.50 pontos em suas duas melhores ondas (8.0 e 7.50) para sagrar-se campeão.
Em segundo ficou Noah Machado, que valorizou o título de Yuri Gabryel com grandes atuações desde as primeiras fases. O paranaense Lucas Cainan, que chegou a liderar a disputa por um momento, ficou em terceiro com Michel Demétrio na quarta colocação.
A tradicional Jeca Session – bateria Expression Session que premiou a melhor manobra – foi vencida por Yuri Gabryel com um aéreo reverse na junção. Ele recebeu como prêmio um voucher valendo uma sessão na Surfland Brasil.
Bosque das Vitórias ASJ – Os campeões das categorias Feminino Open, Master, Sub 16 Masculino e Pro Junior plantaram mais uma sequência de mudas no bosque, que está ganhando forma no estacionamento da Joaca a cada evento.
O Próximo encontro será nos dias 7 e 8 de setembro com a penúltima etapa da temporada regular do circuito. O ASJ Finals Day acontece nos dias 9 ou 10 de novembro. Calendário sujeito a alterações.
Resultados
Sub 14 Feminino
1 Clarissa Susin Tasca
2 Kyara Antunes
3 Kauanny de Souza
4 Jacinta Silvarino
Sub 10 Masculino
1 Guilherme Goulart
2 Bernardo Pires Rios
3 Rafael Acom
4 Bruce Junior
Sub 12 Masculino
1 Bernardo Pires Rios
2 Luca Messenger
3 Miguel Pereira
4 Kauan Saito
Adaptado Masculino
1 Rafael Lueders
2 João Teixeira
3 Fidel Teixeira
Adaptado Masculino Intelectual
1 Lars Bayer
2 Raphael Vaz
3 Yudi Amaok
4 Vinicius Vieira
Deficiente Visual
1 Adriano Alves
2 Mariana Busnelo
Feminino Open
1 Paloma Santos
2 Ane Leite
3 Clarissa Susin Tasca
4 Ana Martins
Sub 14 Masculino
1 Michel Demétrio
2 Rian Pietro
3 Lucas Miguel
4 Miguel Pereira
Sub 16 Masculino
1 Yuri Gabryel
2 Pascual Lorens
3 Michel Demétrio
4 Enzo Benjamim
Pro Junior
1 Yuri Gabriel
2 Noah Machado
3 Lucas Cainan
4 Michel Demétrio
Local
1 João Rafael
2 João Lucas
3 André Costa
4 Stewson Crippa
Master
1 Ramiro Rubim
2 Diego Rosa
3 Márcio Farney
4 Jorge Corrêa
Apresentação: Powerlight Surfboards e Magic
Patrocínio: Fico Surfwear, Neokai, Fiberglass, Puerto Escondido, Surfland Brasil, Tikehau Surfshop, Reefifi Surfshop, Ohana Quimicos, Joaquina Surfshop, Maldivas Surfshop e Vee Bottom Surfshop.
Apoio: Komtodos Restaurante,Mar Aberto Náutica, Pedra Careca Restaurante, A Toa na Joa Restaurante, Cris Hotel, Mercado e Panificadora Corrêa, Pescados Gaivota, Food Joaca, Recanto do Maurilio, Curvão e Prime.Press07 Assessoria & Comunicação.
Realização: Associação de Surf da Joaquina (ASJ)
Homologação: Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).