As previsões do dia anterior, que prometiam um dia épico, não se confirmaram. Foi necessário esperar algumas horas para começar as finais do Rip Curl Cup 2024 na última terça-feira (27) em Padang Padang, Indonésia.
Embora o mar não estivesse perfeito, foi possível assistir a performances de alto nível, dignas de alguns dos melhores tube riders do mundo. Na categoria masculino, a final determinou que o novo campeão fosse o freesurfer australiano Noa Deane, seguido de seu conterrâneo Joel Parkinson. O terceiro lugar foi alcançado pelo havaiano Mason Ho e o quarto, pelo indonésio Bol Adi Putra.
Na categoria feminino, a final foi ganha sem margem para dúvidas pela havaiana Moana Jones Wong, reforçando sua posição como tube rider no surfe feminino. Na realidade, ela em Pipeline, Havaí, e Vahine Fierro em Teahupoo, Taiti, estão em um nível superior às demais adversárias.
Em 2º lugar ficou a indonésia Jasmine Studer, em 3º, a australiana Willow Hardy e a final ficou completa com a indonésia Kailani Johnson.
Embora nenhuma categoria tenha sido vencida por ninguém da Indonésia, é notável a presença de um atleta e duas atletas nas finais, o que demonstra o vigor do surfe indonésio e que a globalização do surfe competitivo já é uma realidade consolidada.
Fonte Surf Total