Foram realizadas, no fim de agosto, as ações socioambientais do Circuito Surf Talentos Oceano, em Balneário Camboriú (SC), durante a segunda etapa da temporada. A iniciativa contou com a parceria do Centro Educacional Taquaras, Oceanic Aquarium, Projeto Recicla BC, ONG Eco Local Brasil e o projeto Keep The Ocean Blue.
No dia 30 de agosto, o Projeto Keep The Ocean Blue visitou o 9º ano do Centro Educacional Municipal Taquaras, com o objetivo de plantar o germe da conscientização e educação socioambiental nos adolescentes da cidade por meio do surf e de surfistas de alta performance.
Atletas da equipe da Oceano Surfwear, liderados pelo fotógrafo Márcio David, compartilharam suas experiências práticas relacionadas à natureza e ao lixo marinho em suas expedições pelo mundo, conversando com os jovens sobre como essa realidade pode ser evitada e transformada, e qual é o papel da nova geração nessa transformação social.
A ação contou com a participação do Biólogo e Diretor de Sustentabilidade da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), Reinaldo Langer, que contribuiu para o debate com conceitos mais técnicos, além da presença do servidor público de Balneário Camboriú, Elder Leão.”
Aceanic Aquarium – O Oceanic Aquarium abriga mais de 140 espécies de todo o mundo em 39 sessões temáticas. É uma instituição idealizada por pessoas fascinadas pelo ambiente marinho e dedicadas à vida aquática. O projeto foi desenvolvido para sensibilizar socioambientalmente as futuras gerações.
O Projeto Keep The Ocean Blue também visitou o Oceanic Aquarium, com o objetivo de conhecer a estrutura e o trabalho de um parceiro dos eventos Surf Talentos Oceano realizados em BC. Nos anos anteriores, o Oceanic Aquarium participou dos eventos, e agora o Keep The Ocean Blue prestigiou o aquário.
Henrique Surfboy, competidor do Surf Talentos e bicampeão catarinense de categoria de base, e Hediéferson Junior, campeão catarinense de categoria de base e atualmente surfista profissional, visitaram o aquário junto do coordenador de equipe de atletas da Oceano Surfwear, Márcio David.
A equipe recebeu informações de biólogos e oceanógrafos do aquário, conhecendo a evolução dos ecossistemas e dos animais, além de entender práticas de conservação (ambiental e animal). Além de atletas, eles são formadores de opinião em sua geração e são responsáveis por transmitir conhecimentos a outros surfistas e simpatizantes, assim como fazem com a pauta do lixo marinho, trabalhada há anos com o projeto Keep The Ocean Blue.
O Oceanic Aquarium é uma instituição certificada em Bem-estar Animal pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), o que garante a presença de ótimos profissionais e o fornecimento dos melhores cuidados aos animais, dentro dos pilares: educação (curricular e ambiental); lazer; pesquisa científica; e conservação (reprodução e recuperação).
Além disso, o aquário é reconhecido pelo Selo Turismo Responsável aplicado pelo Ministério do Turismo, pelo Selo Safe Travels, aplicado pelo World Travel & Tourism Council, e pelo Selo Social ODSs (Educação; Vida na Água; Vida Terrestre). Clique aqui e confira mais informações.
Ativações durante etapa de Balneário Camboriú –Durante o evento, foi realizado o Espaço Consciência, uma área destinada ao acolhimento e ao oferecimento de projetos de conscientização socioambiental para o público. No espaço, o projeto Recicla BC, a ONG Eco Local Brasil e o projeto Keep The Ocean Blue instalaram exposições, realizaram brincadeiras, gincanas e quizzes, oferecendo brindes aos participantes.
Além das ações, foram doadas mudas de árvores nativas, como forma de compensar parte das emissões de gases de efeito estufa inventariadas pelo Programa CarbonOk®.
Selo evento sustentável Fecasurf – Santa Catarina busca garantir a sustentabilidade dos eventos de surfe em seu território, inserindo mais uma camada de proteção ambiental, por meio de um Capítulo Específico de Sustentabilidade no Livro de Regras das competições.
A Fecasurf construiu um Plano de Gestão Ambiental (PGA) completo e personalizado para o evento, elaborado e executado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado, que emite ART junto ao Conselho Regional de Biologia (CRBio).
Este PGA é composto por diversos Programas Ambientais, que visam eliminar, controlar e mitigar impactos negativos (resíduos, degradação de ambientes frágeis e protegidos, etc) e potencializar os impactos positivos (educação ambiental, engajamento social, etc.).
Com o objetivo de evidenciar para a sociedade os esforços dos eventos que são realizados dentro de um padrão de sustentabilidade, a Fecasurf criou o SELO EVENTO SUSTENTÁVEL, atestando pelas boas práticas socioambientais do evento.
Este Selo Ambiental é concedido ao Circuito Surf Talentos Oceano, um dos pioneiros no Brasil em relação à sustentabilidade e à conscientização socioambiental, principalmente por ter a Oceano Surfwear como patrocinadora e por trabalhar com a categoria de base, nova geração do surf brasileiro.