Baja Surf Club

60 anos de muita onda

Baja Surf Club anuncia edição de 2025 do Baja Surf Club Invitational, em San Miguel, Mèxico, entre 17 e 19 de janeiro. Evento marca 60º aniversário do clube.

0

O Baja Surf Club acaba de divulgar que a edição de 2025 do Baja Surf Club Invitational acontece em San Miguel, México, de 17 a 19 de janeiro, coincidindo com o fim de semana do feriado de Martin Luther King, líder negro e pacifista americano assassinado no final dos anos 60 nos Estados Unidos.

Embora o itinerário e os detalhes do evento ainda não tenham sido completamente revelados, Alfredo Ramirez, presidente do clube, compartilhou algumas informações exclusivas ao site The Inertia sobre o que torna essa edição tão especial.

“Estamos comemorando o 60º aniversário do Baja Surf Club”, destacou Ramirez. “O clube original foi fundado em 1965 por Nacho Felix, em San Miguel, Ensenada. Desde o início, o Baja Surf Club Invitational foi o evento mais importante do clube, onde lendas do surfe como Miki Dora, Skip Frye, Jeff Hakman e Mickey Muñoz competiam e conquistavam os primeiros lugares.”

Após ser desativado no final dos anos 1970, o clube permaneceu inativo por décadas, mas, em 2015, Ramirez e Jorge McFarland se uniram para relançá-lo, mantendo o logotipo original e a essência que o tornou icônico.

“Recomeçamos o Baja Surf Club Invitational e agora estamos celebrando 60 anos de fundação e 10 anos de seu relançamento. Será um evento muito especial, realizado no berço do surfe mexicano, San Miguel, onde tudo começou nos anos 60 com a reunião das tribos do surfe.”

Além de sua relevância histórica, Ramirez destacou que San Miguel é conhecida por suas ondas icônicas e de classe mundial, especialmente em janeiro, considerado o melhor mês para a prática do surfe. “É uma celebração da natureza, um local internacionalmente renomado para o surfe”, explicou Ramirez.

Apesar de as ondas de San Miguel não serem adequadas para iniciantes, o Invitational atrai surfistas de todos os níveis, desde intermediários até profissionais. “Já recebemos surfistas renomados como Chris Ward e Kyle Knox, principalmente pela qualidade das ondas. Além disso, o evento é baseado em uma pontuação por clubes, onde premiamos o melhor time, assim como os vencedores individuais”, concluiu Ramirez.

Fonte The Inertia