Nazaré Big Wave

Janela aberta em Portugal

Com presença de oito brasileiros entre convidados, nesta sexta-feira abre janela do Tudor Nazaré Big Wave Challenge. Prazo para realização do evento vai até 31 de março do ano que vem.

0

A janela de competição para o Tudor Nazaré Big Wave Challenge 2024/2025 da World Surf League (WSL) abre oficialmente nesta sexta-feira (1) e vai até 31 de março de 2025. Com a janela agora aberta, os melhores surfistas de ondas grandes do mundo estão de prontidão para comparecer a qualquer momento para esta emocionante competição de um dia de tow-in.

Fãs e entusiastas de esportes radicais em todo o mundo podem assistir a cada momento emocionante ao vivo na Red Bull TV, com a transmissão também disponível no WorldSurfLeague.com.

A direção de prova da WSL monitorará de perto as ondulações e as condições necessárias para executar o Tudor Nazaré Big Wave Challenge. As condições mínimas devem ser de surfe consistente com um mínimo de 25 pés na face da onda durante toda a competição. Outras condições, como vento e maré, serão avaliadas na decisão de ativar a competição.

Se uma grande ondulação se aproximar do local da competição com condições climáticas favoráveis, a WSL emitirá um “Tudor Big Wave Yellow Alert” até 72 horas antes da data potencial do evento. Se as condições continuarem favoráveis, o “Tudor Big Wave Green Alert” será emitido, o que significa que a competição estará “on”, e os fãs podem se preparar para assistir os surfistas nos limites do que é possível em uma das ondas mais insanas do mundo nas 24 horas seguintes.

Como é a prova – O Tudor Nazaré Big Wave Challenge vai mostrar o melhor do surfe de ondas grandes, categoria tow-in, na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal. A Praia do Norte abriga algumas das maiores ondas do mundo, incluindo os atuais recordes mundiais de ondas grandes, detidos pela brasileira Maya Gabeira e pelo alemão Sebastian Steudtner.

Este evento de um dia conta com nove equipes compostas por dois competidores em cada equipe. As equipes serão divididas em três grupos, com três equipes em cada grupo. A competição terá um total de seis baterias de 40 minutos, em que cada grupo participa de duas baterias, e cada equipe alterna entre surfar e pilotar o jet ski do time.

As duas melhores ondas de um surfista após ambas as baterias contam para uma pontuação total individual, com a melhor onda contando como pontos duplos. No total, a pontuação individual máxima de um surfista será de 30 pontos, pois cada onda é pontuada de 0,1 a 10 pontos. Os surfistas serão premiados nas seguintes categorias:

Melhor desempenho masculino: surfista com as duas ondas de maior pontuação;

Melhor desempenho feminino: surfista com as duas ondas de maior pontuação;

Melhor desempenho da equipe: total das duas melhores ondas de pontuação de ambos os surfistas da equipe.

Os convidados do Tudor Nazaré Big Wave Challenge incluem os melhores homens e mulheres de ondas grandes e que se dedicaram para provar seu valor no enfrentamento da Praia do Norte.

A atual recordista mundial de ondas grandes, Maya Gabeira, dedicou sua vida ao surfe em Nazaré e conquistou sua primeira vitória em 2022, e reforçou o título em 2023, quando ganhou o prêmio de Melhor Performance Feminina. Gabeira se junta ao nazareno António Laureano (POR) para a edição 2024/2025.

Retornando à Nazaré desde 2022, mas desta vez competindo como mãe, a francesa Justine Dupont tem treinado duro para estar pronta quando o evento for convocado. Dupont fará parceria com o franco-brasileiro Éric Rebière.

Os demais brasileiros, Lucas ‘Chumbo’ Chianca e Pedro ‘Scooby’ Vianna se reencontram para o Nazaré Big Wave Challenge 2024/2025 após vencerem o Best Team Performance no ano passado.

Conhecido por ultrapassar os limites de seu surfe progressivo em ondas grandes, havaianos Kai Lenny e Ian Walsh formam parceria. E os pioneiros de Nazaré, Garret McNamara, do Havaí, e Andrew Cotton, da Inglaterra, se unem mais uma vez, trazendo seus anos de experiência para a disputa.

Michelle des Boullons, Ian Cosenza, Rodrigo Koxa e Vitor Faria completam a relação de brasileiros no desafio às maiores ondas do mundo.

Convidados do Tudor Nazaré Big Wave Challenge

Equipe 1: Maya Gabeira (BRA) e Antonio Laureano (POR)
Equipe 2: Michelle des Bouillons (BRA) e Ian Cosenza (BRA)
Equipe 3: Justine Dupont (FRA) e Éric Rebière (BRA)
Equipe 4: Lucas ‘Chumbo’ Chianca (BRA) e Pedro ‘Scooby’ Vianna (BRA)
Equipe 5: Clement Roseyro (FRA) e Nic von Rupp (POR)
Equipe 6: Rodrigo Koxa (BRA) e Vitor Faria (BRA)
Equipe 7: Rafael Tapia (CHI) e Pierre Rollet (FRA)
Equipe 8: Kai Lenny (HAV) e Ian Walsh (HAV)
Equipe 9: Andrew Cotton (ING) e Garrett McNamara (HAV)