Rip Curl Grom Search

Valentina levanta troféu

Valentina Zanoni conquista primeira vitória na Sub 16 Feminino na última etapa do CBSurf Rip Curl Grom Search 2024 na Praia do Tombo, Guarujá (SP).

0
Valentina Zanoni comemora título da Sub 16 na Praia do Tombo, Guarujá (SP).

A Praia do Tombo, Guarujá (SP), foi o cenário para um dia de muita emoção e conquista no CBSurf Rip Curl Grom Search 2024. Entre os destaques da competição, Valentina Zanoni, de 13 anos, conquistou sua primeira vitória na categoria Sub 16 Feminino no último domingo (3).

Representando Santa Catarina com a Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e a cidade de Itajaí com a Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI), Valentina se destacou entre as promessas do surfe brasileiro e levou o título da etapa final do circuito.

Foi a terceira e última etapa do circuito, que começou em Porto de Galinhas e passou por Matinhos antes de encerrar no Guarujá. O CBSurf Rip Curl Grom Search é conhecido por abrir portas para a nova geração de talentos do surfe brasileiro, dando espaço para jovens atletas como Valentina desenvolverem suas habilidades, competirem e aprenderem a importância da disciplina, das regras e da garra.

O quarto e último dia de competições reuniu 248 atletas e consagrou oito campeões brasileiros e estaduais. A terceira etapa do CBSurf Rip Curl Grom Search também definiu o ranking final do Circuito Brasileiro de Surf de Base, que servirá como referência para a convocação da Seleção Brasileira Júnior de 2025.

Valentina Zanoni leva caneco da última etapa do CBSurf Rip Curl Grom Search 2024.

Valentina Zanoni, brilho de Santa Catarina na Praia do Tombo

Valentina, tricampeã catarinense e vice-campeã brasileira, celebrou sua primeira vitória em uma competição nacional na Sub 16. Em uma final disputada contra atletas de peso, como Luara Mandelli (PR) e Aurora Ribeiro (SP), Valentina apresentou uma performance consistente e determinada, totalizando 8.44 pontos, com duas notas significativas: 4.27 e 4.17.

“Meu Deus, é indescritível. Todo mundo dizia que ganhar um campeonato tão importante seria uma emoção gigante, e eu sempre achava que seria só mais um campeonato. Mas quando aconteceu, comecei a tremer inteira. Consegui encaixar bem meu backside nas esquerdinhas do Tombo, e foi demais. Fiquei nervosa porque a Carol é uma atleta que admiro demais e já competi várias vezes com ela, e a Luara é minha inspiração desde que comecei a surfar. Estar numa final com elas foi um sonho. Hoje é o melhor dia da minha vida”, comenta.

Com a vitória da Valentina, além de representar uma conquista pessoal, a atleta marca a história do esporte catarinense e de Itajaí, reforçando o talento emergente do estado no cenário nacional.