Chegou ao final no último domingo (10) mais uma edição do Circuito Fico Kids and Kings Challenge ASJ, apresentado pela Powerligth Surfboards e Magic, com o ASJ Finals Day definindo os campeões da temporada 2024 nas doze categorias em disputa. Ao todo foram quarto etapas do circuito ASJ realizadas durante o ano, sendo um dos principais circuitos locais do país.
Após as três etapas realizadas durante o ano, os quatro melhores ranqueados de cada categoria se classificaram para o evento especial de um dia. Os segundos, terceiros e quartos colocados disputaram uma semifinal e os vencedores de cada bateria enfrentaram os respectivos líderes dos rankings para a definição dos campeões oficiais do Circuito da Associação de Surf da Joaquina (ASJ) da temporada.
“Muito bacana essa iniciativa da ASJ em trazer um novo formato de disputa para o circuito e para as competições em Santa Catarina. Estou feliz em estar classificado novamente para o Finals Day e vou com tudo em busca de mais um título da ASJ, que é um dos circuitos mais fortes do país sem dúvida” declara Ronaldo Silveira campeão Master de 2023, e que repetiu o resultado neste ano.
Este é o terceiro ano consecutivo que a ASJ adota esse formato, com o objetivo oferecer aos atletas um modelo diferente de competição.
Domingo de emoções – O evento rolou no domingo de sol e com ondas pesadas de até 1,5 metros nas séries durante todo o dia. Mais uma vez a mística dos eventos da ASJ de sempre ter ondas desafiadoras em suas etapas se fez valer, e os melhores atletas da temporada se colocaram a prova na praia da Joaquina.
A competição teve início com as disputas de todas as semifinais compostas por três atletas, classificando os vencedores das baterias para a grande final contra os líderes do ranking.
Pro Júnior
Semifinal: Gabriel Ogasahara, Michel Demétrio e João Rafael. A disputa foi acirrada entre os três competidores. A bateria foi vencida por João Rafael, por uma pequena margem em relação aos seus oponentes.
Final: Yuri Gabryel terminou em primeiro no ranking e por isso estava automaticamente classificado para a final. A decisão foi mais uma bateria de alto nível, com Yuri Gabryel dominando os 20 miutos da final com as duas melhores ondas (7.00 e 6.75) para conquistar o título.
Sub 16 Masculino
Semifinal: Yuri Gabryel, Enzo Velasquez e Nicolas Donato. Yuri Gabryel se manteve conectado com as ondas pesadas da Joaca e venceu a semifinal por uma grande margem em relação a Enzo Velasquez e Nicolas Donato.
Final: Michel Demétrio terminou as três etapas na liderança do ranking, e estava garantido na decisão. Em uma bateria com grandes momentos, o embalado Yuri Gabryel achou duas ondas boas acima de 5 pontos, para marcar 10.40 pts no somatório e se tornar campeão Sub 16 da ASJ.
Sub 14 Masculino
Semifinal: Rian Prieto, Lucas Miguel e Luca Messenger. Mais uma bateria disputada entre os três surfistas, com Rian Prieto levando a melhor em cima de Lucas Miguel e Enzo Velasquez.
Final: Com o somatório de 9.40 pontos, Michel Demétrio sagrou-se campeão ASJ Sub 14 da temporada, vencendo Rian Prieto que fez uma grande bateria, terminando com o vice-campeonato.
Sub 12 Masculino
Semifinal: Keoni Truzz, Miguel Pereira e Henrique Surfboy. Na bateria Keoni Truz estabeleceu os recordes do ASJ Finals Day 2024, com o incrível somatório de 17.75 pontos em suas duas melhores ondas. Com dois highscores, ele cravou 9.50 (melhor nota do evento) e ainda teve tempo de surfar uma onda de 8.25, colocar seus adversarios em combinação e chegar à final da Sub 12.
Final: Na decisão foi a vez do líder do ranking Luca Messenger ditar o ritmo e vencer a final com duas boas ondas que lhe valeram 7.50 e 6.00, para colocar Keoni Truz em combinação e ficar com o título.
Sub 10 Masculino
Semifinal: Augusto Fernandes, Rafael Acom e Bruce Júnior. O local de Imbituba (SC) Augusto Fernandes venceu a disputa por uma margem pequena em relação a Rafael Acom e Bruce Júnior.
Final: Guilherme Goulart já estava classificado para a decisão, e confirmou a vitória após surfar a melhor nota da bateria (8.00), para deixar o imbitubense Augusto Fernandes com o vice-campeonato.
Master Masculino
Semifinal: Diego Rosa, Ronaldo Silveira e Fabrício Martinez. Uma disputa boa entre os três atletas em busca de uma vaga para a finalíssima. Ronaldo Silveira se credenciou à final, após superar o atual campeão mundial Master, Diego Rosa, e Fabrício Martinez. Ronaldinho apostou nas direitas para chegar à final de mais um circuito ASJ em sua carreira.
Final: Tanto o líder do ranking Ramiro Rubim, quanto Ronaldo Silveira protagonizaram uma grande disputa na final de 20 minutos. Melhor para Ronaldo Silveira, que começou bem a bateria com 6.75 logo em sua primeira onda para lhe dar tranquilidade, e conquistar o bicampeonato seguido na categoria Master.
Local Masculino
Semifinal: João Rafael, Eduardo Cechinel e Fabrício Martinez. João Rafael se credenciou para a disputa do título após somar 11.25 pontos contra 6.15 de Fabrício Martinez. Eduardo Cechinel não retirou lycra de competição, e perdeu por W.O.
Final: A vitória ficou para João Rafael, que chegou embalado para a grande final e vencer o líder do ranking João Lucas pelo apertado placar de 12.00 contra 11.95 pts.
Open Feminino
Semifinal: Kauanny de Souza, Ane Leite e Ana Martins. Foi uma bateria com poucas ondas surfadas. Kauanny de Souza levou a melhor e se classificou para a final derrotando Ane Leite. A outra semifinalista Ana Martins estava viajando e não compareceu a etapa decisive.
Final: A líder do ranking Gaby Borges começou bem a disputa com 3.50 e liderou praticamente toda a final, quando em sua última tentativa a jovem surfista de Navegantes (SC) Kauanny de Souza arrancou 7.50 dos juízes para virar o resultado e sagrar-se campeã do circuito.
Sub 14 Feminino
Semifinal: Lulu Vivan, Kyara Antunes e Joana Martins. Uma boa bateria entre as três atletas por uma vaga na final. Melhor para a surfista de Balneário Camboriú (SC), Lulu Vivan, que venceu bem o confronto com a soma de 10.25 pts em suas duas melhores ondas (5.75 e 4.50 pontos).
Final: A líder do ranking Kauanny de Souza virou o resultado a seu favor nos minutos finais em cima de Lulu Vivan, que liderava a disputa. Este foi o segundo título do dia da surfista de Navegantes (SC).
Adaptado Performance
Fidel Teixeira entrou no mar apenas para confirmar o título da categoria Surf Adaptado Performance de 2024 da ASJ.
Adaptado Intelectual
Semifinal: Yudi Amaoc, Raphael Vaz e Vinícius Vieira. Yudi Amaok chegou a final com o somatório de 7.70 pontos em suas duas melhores ondas, contra 7.10 de Raphael Vaz e 5.35 de Vinícius Vieira.
Final: O líder do ranking Lars Bayer venceu novamente a categoria, se tornando bicampeão da ASJ no Surf Adaptado Intelectual. Yudi Amaok terminou com o vice-campeonato neste ano, todos atletas da ASSF (Associação de Surf Sem Fronteiras).
Adaptado Feminino
Vitória Diehl foi a campeã da temporada 2024 do Circuito ASJ. Não houve decisão desta vez, com o título ficando automaticamente para a líder do ranking.
Adaptado Deficientes Visuais
Final: Adriano Alves conquistou o bicampeonato do Circuito ASJ Deficiente Visual, ao superar Mariana Busnello, vice-campeã.
Premiação – A entrega da premiação aos campeões do ranking do Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2024 reuniu atletas e seus familiares no Puerto Escondido Kiosque Mexicano no bairro Rio Tavares, com a banda de reggae Babylon By Bus tocando na festa.
O campeão Pro/Júnior ganhou uma prancha da Powerlight Full Carbon, mais kit e troféu;
Os campeões do ranking das categorias Sub 16, Sub 14 e Sub 12 ganharam uma prancha da Powerlight Full Carbon, troféus e kits de acessórios e roupas da Fico;
O campeão da Sub 10 ganhou um bloco da Fiberglass, Voucher da Surfland Brasil, kit de premiação e troféu;
A campeã do ranking da Open Feminino ganhou uma roupa de borracha da Neokai Wetsuits, kit e troféu;
A campeã do ranking Sub 14 Feminino ganhou um bloco da Fiberglass, voucher da Surfland Brasil, kit e troféu;
A campeão do ranking da categoria Master ganhou R$ 1 mil com o vice-campeão levando R$ 500,00;
A campeão do ranking da categoria Local levou um bloco da Fiberglass, voucher da Surfland Brasil, kit e troféu;
Os campeões do ranking das categorias Surf Adaptados ganharam blocos Fiberglass e troféus;
Todos os vice-campeões levaram troféu e kit.
Homenagens ASJ – Durante o domingo de decisão, a Associação de Surf da Joaquima homenageou os campeões mundiais formados nas ondas da Joaca: Mateus Herdy (campeão mundial Pro Junior WSL 2018), Lucas Vicente (campeão mundial Pro Junior WSL 2019), Diego Rosa (campeão mundia ISA Master 2024) e Carlos Knoll Gama (campeão mundial ISA Master pelo Brasil por equipes).
Xandi Fontes (WSL Brasil), um dos primeiros surfistas da Joaquina e um dos fundadores da ASJ, também foi homenageado pela associação.
Bosque das Vitórias ASJ – Nessa etapa quem plantou as árvores no Bosque das Vitórias foram Patrícia Freitas e Valentina, filha e neta da saudosa Vilma, conhecida como a Mãe dos Surfistas da Joaquina, falecida há alguns anos em decorrência de um câncer. Vilma morou por muitos anos na Joaca, e recebia muito bem a galera do surfe, conquistando a simpatia e o apreço da galera local.
Resultados
Pro Junior
1 Yuri Gabryel
2 João Rafael
Sub 16 Masculino
1 Yuri Gabryel
2 Michel Demétrio
Sub 14 Masculino
1 Michel Demétrio
2 Rian Prieto
Sub 12 Masculino
1 Luca Messenger
2 Keoni Truz
Sub 10 Masculino
1 Guilherme Goulart
2 Augusto Fernandes
Open Feminino
1 Kauanny de Souza
2 Gabi Borges
Sub 14 Feminino
1 Kauanny de Souza
2 Lulu Vivan
Master Masculino
1 Ronaldo Silveira
2 Ramiro Rubim
Local Masculino
1 João Rafael
2 João Lucas
Adaptado Performance
1 Fidel Teixeira
Adaptado Intelectual
1 Lars Bayer
2 Yudi Amaok
Adaptado Feminino
1 Vitória Dhiel
Adaptado Deficiente Visual
1 Adriano Alves
2 Mariana Busnello
Powerlight Surfboards e Magic apresentam Circuito Fico Kids and Kings Challenge ASJ 2024
Apresentação: Powerlight Surfboards e Magic
Patrocínio: Fico Surfwear, Neokai, Fiberglass, Puerto Escondido, Surfland Brasil, Tikehau Surfshop, Reefifi Surfshop, Ohana Quimicos, Joaquina Surfshop, Maldivas Surfshop e Vee Bottom Surfshop.
Apoio: Komtodos Restaurante, Mar Aberto Náutica, Pedra Careca Restaurante, Café Joaquina, A Toa na Joa Restaurante, Cris Hotel, Mercado e Panificadora Corrêa, Pescados Gaivota, Food Joaca, Recanto do Maurilio, Curvão e Prime.Press07 Assessoria & Comunicação.
Realização: Associação de Surf da Joaquina (ASJ)
Homologação: Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).