Um garoto que brincava na praia de Maracaípe, vizinha a badalada Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE), de equilibrar e deslizar sobre ondas tornou-se campeão brasileiro do Dream Tour, divisão principal da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Douglas Silva faz parte da novíssima geração de atletas que cresceram no esporte após a traumática era dos ataques de tubarões em Pernambuco e conseguiram colocar de volta o nome do estado no topo das conquistas nacionais.
Graças ao trabalho de surfistas apaixonados pelo esporte, que driblando todas as dificuldades, continuaram perseverando na organização do surfe pernambucano e forjaram atletas com altíssimo níveis técnicos, muitas vezes sem apoio. Hoje a cena mudou com atenção das esferas municipais, estaduais e nacionais, a incrível vitória de Dôdô, como carinhosamente é conhecido, leva a refletir que quanto maior a dificuldade, mais honrosa é a vitória.
Ele tinha muitas possibilidades de trilhar um caminho errado, mas não, “virou sua prancha” e remou na direção do bem e hoje é exemplo para centenas de pessoas ligadas ao surfe, desde os surfistas que eram exemplo para ele próprio até os mais novos que o enxergam como ídolo, como é o caso do jovem pernambucano Luan Ferreyra e Atalanta Batista, que já acumulam títulos nacionais e internacionais.
Luan foi vice campeão brasileiro da Taça Brasil 2024 e Atalanta foi medalha de ouro nos jogos pan-americano pela Associação Latino-americana de surfistas profissiomais em 2024. O trio estará junto no desfile em carro aberto, na viatura do Salva Mar, que está sendo organizado por seus amigos e dirigentes da Federação Pernambucana de Surf (FEPESurf) pelas ruas de Porto de Galinhas. A concentração da carreata está marcada para este domingo (8), às 8h, na rodovia que dá acesso a Porto de Galinhas nas imediações do hotel Armação do Porto na praia do Cupe.
Será uma manhã de festa e emoção garantida e um grande exemplo para dezenas de jovens surfistas que participarão da terceira e última etapa do Circuito Surf Kids Geração Futuro 2024 que será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro, no pico do Borete.
Douglas Silva conquistou por antecipação, no último dia 29 de novembro, o título da temporada 2024 ao avançar às quartas de final da última etapa da competição, que acontecia em São Conrado, Rio de Janeiro (RJ). O pernambucano somou a pontuação necessária para garantir o título da temporada de forma antecipada. Único que poderia ultrapassar Douglas no ranking, Wesley Leite perdeu nas oitavas e deu adeus à disputa do troféu da temporada.
“Estou com uma sensação que não consigo descrever, a ficha ainda não caiu. É uma coisa que eu almejava muito, mas realmente ainda não caiu, assim como foi quando venci a última etapa em São Chico, que foi cair uma semana depois. Estou muito feliz de coração, quero agradecer todos que estavam na torcida, minha família, meus patrocinadores e todos que estão me apoiando nessa jornada”, diz Douglas.