Ver essa foto no Instagram
Pela 11ª vez em seus 40 anos de história, o Rip Curl Big Wave Eddie Aikau Invitational foi realizado no domingo (22) na temida onda de Waimea Bay, lado norte da ilha de Oahu, Havaí, com ondas em torno de 20 pés e algumas séries maiores, para um público estimado de 25 mil espectadores.
Lucas Chianca e Anne dos Santos representaram o Brasil no evento. Porém, as somatórias deles foram insuficientes para levá-los ao pódio.
Frequentemente chamado simplesmente de “The Eddie”, o evento construiu uma reputação como uma das competições mais icônicas do mundo. Realizado apenas quando as condições atendem aos padrões rigorosos de ondas enormes e consistentes, o evento reuniu alguns dos melhores e mais corajosos surfistas do mundo, que enfrentaram ondas monstruosas, resultando em ondas inesquecíveis e quedas espetaculares.
Ao longo do dia, o swell ficou mais sólido, bem além do que os especialistas imaginavam. Em um determinado momento, Billy Kemper, Jamie O’Brien e Nathan Florence (terceiro, quarto e sétimo, respectivamente) estiveram no topo da tabela de classificação.
Houve muitos momentos marcantes ao longo do dia. Na bateria 8, uma onda enorme fechou a baía, da igreja até a rocha, pegando todos os competidores desprevenidos, incluindo Peter Mel, Aaron Gold, Bianca Valenti e Ross Clarke-Jones.
Mark Healey, uma lenda de Waimea, desistiu de participar logo no início da manhã depois de perfurar o tímpano ao cair em queda livre. Seu substituto foi ninguém menos que Grant “Twiggy” Baker, que teve uma performance de destaque e venceu a única bateria em que surfou.
O campeão deste ano, McNamara, do North Shore de Oahu, gravou seu nome na história ao lado de lendas do esporte com uma performance épica que criou uma série de momentos que certamente permanecerão na história do surfe.
O total de três ondas vencedoras de McNamara foi de 135,80, o que incluiu uma onda de 50 pontos na segunda rodada, simplesmente a pontuação máxima possível. Outro havaiano, Mason Ho, terminou em segundo com uma pontuação de 120,9.
Era o dia de Landon. Na melhor onda, ele despencou com as costas literalmente coladas na parede com sua Pyzel Padillac de 10’2″. “O oceano inteiro pousou em seus ombros e ele ainda se deu bem”, comentou Dave Wassel no webcast.
Pela vitória, McNamara levou US$ 50 mil, além de 350 mil milhas da Hawaiian Airlines, aérea que patrocina a prova ao lado da Rip Curl.
Filho de Liam McNamara, Landon, que também é músico, teve seu álbum de estreia, “A Dollar Short and a Minute Late”, alcançando o primeiro lugar no iTunes e o quinto lugar nas paradas de reggae da Billboard em 2016. Desde então, ele lançou mais dois álbuns ao longo dos anos.
O Eddie Aikau Big Wave Invitational recebeu esse nome em homenagem ao havaiano, o falecido Eddie Aikau, lendário surfista de ondas grandes e salva-vidas da Baía de Waimea, conhecido por sua abnegação e bravura.
Aguarde mais detalhes em nossas próximas atualizações.
Ver essa foto no Instagram
Resultados do Eddie Aikau Big Wave Invitational de 2024
1 Landon McNamara (HAV)
2 Mason Ho (HAV)
3 Billy Kemper (HAV)
4 Jamie O’Brien (HAV)
5 Nic Lamb (EUA)
6 Luke Shepardson (HAV)
7 Nathan Florence (HAV)
8 Kai Lenny (HAV)
9 Koa Rothman (HAV)
Campeões do Eddie Aikau Invitational
1985 – Denton Miyamura (HAV)
1986 – Clyde Aikau (HAV)
1990 – Keone Downing (HAV)
1999 – Noah Johnson (HAV)
2001 – Ross Clarke-Jones (AUS)
2002 – Kelly Slater (EUA)
2004 – Bruce Irons (HAV)
2009 – Greg Long (EUA)
2016 – John John Florence (HAV)
2023 – Luke Shepardson (HAV)
2024 – Landon McNamara (HAV)
Leia Mais
Ver essa foto no Instagram