El Salvador Pro 2025

Filipe dá show na estreia

Bicampeão mundial e duas vezes finalista na etapa do CT realizada na América Central, Filipe Toledo desfila nas direitas de Punta Roca e vence na estreia com maior somatório do do El Salvador Pro 2025 até o momento.

0

Filipe Toledo quer o bi do El Salvador Pro. Duas vezes finalista e campeão em 2023, o brasileiro deu show em sua primeira apresentação na etapa de 2025 e venceu a sétima bateria do evento com as três maiores notas do confronto. Ian Gouveia avançou em segundo lugar e o mexicano Alan Cleland caiu para a repescagem.

A disputa de 30 minutos aconteceu nesta quinta-feira (3) em altas direitas com cerca de 1 metro em Punta Roca. Filipe chegou no critério excelente em sua primeira participação na bateria. Logo no início ele executou três rasgadas e um aéreo reverse para anotar 8.00 pontos. Alan e Ian pegaram ondas ruins, mas logo depois surfaram direitas longas. Alan acertou sete ataques e conquistou 5.67, enquanto Ian também acertou sete manobras, porém teve um pequeno desequilíbrio após a primeira batida. A nota foi 4.83 pontos.

Ian ficou ativo na disputa e chegou a voar muito alto, porém errou a manobra. Ele não chegou na casa de 1 ponto nas três atuações seguintes. Filipe e Alan surfaram na metade da disputa. A direita do brasileiro não ofereceu muitas seções (2.40), enquanto a do mexicano foi melhor ele fez cinco ataques para conquistar 4.00 pontos.

Em terceiro lugar, Ian usou a prioridade e foi em busca dos 4.85 pontos que precisava para não cair para a repescagem. Aos 13 minutos ele executou sete manobras e assumiu o segundo lugar com a nota 5.33 pontos. Filipe chegou perto de outra nota no critério excelente na mesma série. O bicampeão mundial fez quatro ataques potentes e colocou mais 7.77 no somatório.

O mexicano jogou o brasileiro para terceiro lugar aos 19 minutos, quando acertou seis manobras. Ele precisava de 4.49 e inseriu 4.67 no placar. Ian respondeu na sequência. Ele precisava de 5.02 e anotou 5.33 para voltar a segunda posição. Logo depois ele aumentou a diferença para Alan com 5.57 pontos. O mexicano chegou no final buscando 5.23 para evitar a repescagem.

Filipinho ainda teve tempo de descartar a terceira maior nota do confronto, 7.43 pontos. Ian ainda tentou, mas não melhorou sua pontuação e Alan não usou a prioridade até o final da disputa.

Perguntado após a bateria sobre o que precisava fazer para conquistar outra vitória em El Salvador, Filipe respondeu:

“Essa é uma boa pergunta. Achei que minhas três ondas valeriam mais de 8 pontos. A primeira, tudo bem — entendi que por ser a primeira da bateria, talvez segurassem um pouco a nota. Mas achei as outras duas melhores do que a primeira, especialmente a última. Teve variedade, velocidade, um aéreo no meio, um Blow Tail no final… então, sinceramente, eu já não sei mais o que preciso fazer pra conseguir notas mais altas. Eu gostaria que eles (os juízes) pudessem ir lá e fazer o que eu fiz”.

El Salvador Pro 2025

Round 1 Masculino
Baterias realizadas na quarta-feira (2)

1 Connor O’Leary (JAP) 11.50 x Rio Waida (IND) 11.43 x Alejo Muniz (BRA) 8.94

2 João Chianca (BRA) 9.40 x Jack Robinson (AUS) 9.17 x Edgar Groggia (BRA) 8.90

3 Ramzi Boukhiam (MAR) 13.77 x Barron Mamiya (HAV) 10.33 x Samuel Pupo (BRA) 9.23

4 Jackson Bunch (HAV) 12.16 x Yago Dora (BRA) 10.26 x Ian Gentil (HAV) 9.34

Baterias realizadas nesta quinta-feira (3)

5 Ethan Ewing (AUS) 11.50 x Marco Mignot (FRA) 10.84 x Levi Slawson (EUA) 4.83

6 Italo Ferreira (BRA) 14.67 x George Pittar (AUS) 14.17 x Bryan Perez (SLV) 8.80

7 Filipe Toledo (BRA) 15.77 x Ian Gouveia (BRA) 10.90 x Alan Cleland (MEX) 10.34

8 Griffin Colapinto (EUA) x Cole Houshmand (EUA) x Matthew McGillvray (AFR)

9 Kanoa Igarashi (JAP) x Seth Moniz (HAV) x Imaikalani deVault (HAV)

10 Leonardo Fioravanti (ITA) x Liam O’Brien (AUS) x Crosby Colapinto (EUA)

11 Jordy Smith (AFR) x Joel Vaughan (AUS) x Ryan Callinan (AUS)

12 Miguel Pupo (BRA) x Jake Marshall (EUA) x Deivid Silva (BRA)

Round 1 Feminino

1 Molly Picklum (AUS) x Bella Kenworthy (EUA) x Nadia Erostarbe (ESP)

2 Caroline Marks (EUA) x Lakey Peterson (EUA) x Alyssa Spencer (EUA)

3 Caitlin Simmers (EUA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Kirra Pinkerton (EUA)

4 Gabriela Bryan (HAV) x Vahine Fierro (FRA) x Sally Fitzgibbons (AUS)

5 Tyler Wright (AUS) x Brisa Hennessy (CRI) x Luana Silva (BRA)

6 Sawyer Lindblad (EUA) x Erin Brooks (CAN) x Isabella Nichols (AUS)

Aviso:O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso.
Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.