O ISA World SUP and Paddleboard Championship está marcado para acontecer entre os dias 1 a 10 de setembro na Dinamarca, marcando um encontro histórico entre granes nomes do SUP e Paddleboard mundial em uma edição que irá quebrar o recorde de registros de participação.
Aqui estão as dez coisas que você precisa saber sobre a competição:
1. Os registros
A edição de 2017 terá a participação de 250 atletas e 40 países devem competir na Dinamarca, ultrapassando os recordes de 126 atletas na edição de 2016, em Fiji.
2. As Localizações
O evento acontecerá em dois locais da Dinamarca, que contrastam os diferentes tipos de beleza que o país tem para oferecer. A competição começará no porto metropolitano de Copenhague e depois dirigirá para a pitoresca vila de Vorupør, localizada na costa noroeste dinamarquesa, também conhecida como “Cold Hawaii”.
Os canais de Copenhague acolherão as provas de Distância e Sprint, enquanto Vorupør irá hospedar as provas de SUP Wave, as Corridas Técnicas e o Team Relay Race.
Para ver os cursos de corrida de Copenhague, clique aqui.
3. Assista ao evento ao vivo on-line
O Campeonato do Mundo será transmitido ao vivo no SupClub e em www.isaworlds.
4. Seis anos de Mundial focando as Olimpíadas
A ISA realiza Campeonato Mundial de SUP e Paddleboard desde 2012. O evento foi realizado pela primeira vez no Peru (2012, 2013), com as seguintes edições realizadas na Nicarágua (2014), México (2015) e Fiji (2016).
A ISA solicitou a inclusão do Surfe e do SUP nas Olimpíadas de Tóquio 2020 obtendo êxito na inclusão do surfe. Porém, é dada como certa a inclusão do SUP nos Jogos Panamericanos de 2019, no World Beach Games 2019 e nos Jogos Centro-Americanos 2017 e isso aumentará o a força da entidade para conseguir a inclusão do stand up paddle nas Olimpíadas de 2024.
5. Igualdade de gênero
O Mundial de 2017 apresentará igualdade de gênero em todas as divisões, refletindo o rápido crescimento da participação feminina nas modalidades de Race e Wave.
Cada equipe poderá incluir até 18 atletas nas seguintes divisões:
SUP Wave: Homens (2), Mulheres (2);
SUP Distance Race: Homens (2), Mulheres (2);
Paddleboard Distance Race: Homens (1), Mulheres (1);
SUP Sprint Race: Homens (1), Mulheres (1);
SUP Race Técnica: Homens (2), Mulheres (2);
Paddleboard Race Técnica: Homens (1), Mulheres (1).
6. O herói local
O vice-presidente da ISA e 3 vezes medalhista de ouro na história dos Mundiais, o dinamarquês Casper Steinfath, representará a equipe da Dinamarca nas corridas técnicas e sprint masculinas do SUP.
Steinfath cresceu na região Cold Hawaii, a poucos quilômetros do local do evento.
7. Mídia oficial
O SupClub foi eleito site oficial do ISA World SUP and Paddleboard Championship, o que significa que faremos atualizações ao vivo, fotos e vídeos da competição em nossas mídias sociais.
Acompanhe no Facebook, Instagram e Twitter do SupClub e não se esqueça de usar os hashtags oficiais #ISAworlds, #Denmark e #SupClubBrasil.
8. O SUP Crossing
Realizado em conjunto pela Federação Nacional da ISA na Dinamarca, a Federação Dinamarquesa de Surf e Rafting e Copencold Hawaii, o SUP Crossing será um festival para comemorar e promover a participação do SUP em Copenhague. Os eventos incluirão um festival de cinema, música e o evento principal, quatro diferentes cursos de SUP direcionados a todos os níveis de remadores e surfistas.
9. Programação e Modalidades (horário de Brasília)
COPENHAGUE
1 de setembro – Boletim de imprensa oficial, em frente à Ópera de Copenhague;
1 de setembro – Cerimônia de abertura 9h00
2 de setembro – SUP e Paddleboard Distance Races 4h00 – 11h30
3 de setembro – SUP Sprint Races 4h00 – 7h30
3 de setembro – Cerimônia de entrega 8h00 – 9h00
VORUPØR
4 de setembro – Cold Hawaii Welcome Ceremony
5 – 10 de setembro – SUP Wave, SUP e Paddleboard Technical Races, e Team Relay Race (Calendário a determinar de acordo com as condições).
10 de setembro – Cerimônia de encerramento após o fim da competição
10. A Missão
Reconhecido pelo COI como órgão governamental mundial para representar o Surfe e o SUP, a missão da ISA é criar um mundo melhor através do desenvolvimento desses esportes. Isto é realizado através de campeonatos mundiais anuais para atletas que representam seus países, desenvolvimento de programas educacionais, distribuição de bolsas, preparação para a participação do Surfe nos Jogos Olímpicos e promoção da inclusão de SUP em futuras edições dos Jogos.
EQUIPE BRASILEIRA
Esses são os atletas e comissão técnica que irão representar o Brasil na Dinamarca:
SUP Wave
Caio Vaz/Luíz Dinis
Aline Adisaka /Gabriela Sztamfater
SUP Técnica
Vinnicius Martinz/Caio Vaz
Aline Adisaka /Barbara Brazil
SUP Distance
Arthur Santacreu / David Leão/
Barbara Brazil / Aline Abad
Paddleboard Técnica
Bernardo Otero/Barbara Brazil
Paddleboard Distance
Patrick Winkler
SUP Sprint
Arthur Santacreu / Aline Adisaka
Equipe técnica
Marcelo “Esquilo” Nunes
Bernardo Otero