A maior ondulação do ano até agora começa a elevar o mar nas regiões Sul e Sudeste. Ela tem tudo para ser uma das maiores dos últimos anos, daquelas de marcar a história, fazendo funcionar picos raríssimos.
O que está gerando esse “mostro marinho” é uma formação rara no Atlântico Sul: um ciclone extratropical logo acima de um anticiclone de origem polar. A borda de baixo do ciclone e a borda de cima do anticiclone vão gerar ondas enormes de sudeste que terão ápice na sexta-feira, com 3 a 4 metros nas praias, e devem durar vários dias enquanto perdem força lentamente.
No Nordeste, essa ondulação avança lentamente ao longo do fim de semana e já pode apresentar ondas grandes na Bahia na tarde de domingo, mas o melhor da festa deve ficar para segunda e terça-feira não só no litoral baiano, como também nos demais estados até o Rio Grande do Norte.
Explicações à parte, o que importa é onde vai ter onda, certo? Então, confira o resumo da previsão dos próximos dias:
Quinta-feira: ondas de sudeste ganham força ao longo do dia, com período na casa de 13 segundos. De manhã alcançam 2 metros, com vento fraco de oeste-sudoeste. À tarde 3 metros e vento moderado a forte de leste a leste-nordeste. Sexta-feira: ondas de sudeste a leste-sudeste com 3 metros de manhã e tendência de perderem um pouco de força à tarde. Vento forte de nordeste. Fim de semana: ondas de leste e leste-sudeste com mais de 2 metros, período de 13 segundos no sábado e 14 segundos no domingo, com vento nordeste que sopra forte nos dois dias.
Santa Catarina
Quinta-feira: as ondas alcançam 1,5 a 2 metros de sudeste de manhã e ficam maiores à tarde, com período de 15 segundos. O vento sopra de sudoeste moderado de manhã e fraco à tarde. Sexta-feira: ondas de sudeste a leste-sudeste com 3 a 4 metros, período de 15 segundos e vento moderado de nordeste. Sábado: ondas de sudeste a leste-sudeste com 3 a 4 metros, período de 14 segundos e tendência de perderem um pouco de força ao longo do dia, mas o mar continua enorme e o vento sopra moderado a forte de nordeste. Domingo: ondas de sudeste a leste-sudeste com 3 metros, período na casa de 13 segundos e vento moderado a forte de nordeste.
Paraná
Quinta-feira: as ondas sobem de sudeste ao longo do dia e alcançam 1,5 metro à tarde, com período de 15 segundos. O vento sopra fraco de sudeste. Sexta-feira: ondas de sudeste com 2 metros e vento fraco a moderado que sopra de nordeste. Sábado: as ondas seguem de sudeste e perdem um pouco de força, mas ainda alcançam 1,5 metro com séries maiores, vento fraco a moderado de noroeste de manhã e nordeste à tarde. Domingo: ondas de sudeste a leste-sudeste com 1,5 a 2 metros, período de 15 segundos e vento nordeste moderado.
São Paulo
Quinta-feira: as ondas entram de sul de manhã com meio metro e sobem ao longo do dia, podendo alcançar 1 a 1,5 metro no fim da tarde, entrando de sul-sudeste com período de 16 segundos e vento fraco de sul. Sexta-feira: ondas de sudeste com 2 a 3 metros e possibilidade de séries maiores em algumas praias, com período de 16 segundos, vento fraco de oeste de manhã e moderado de leste à tarde. Sábado: ondas de sudeste com 2 metros e séries maiores, com período na casa de 13 segundos e vento moderado de leste-sudeste. Domingo: ondas de sudeste com 2 a 2,5 metros, período na casa de 14 segundos e vento moderado de leste-sudeste.
Rio de Janeiro
Quinta-feira: as ondas entram de sudeste de manhã com meio metro e sobem ao longo do dia, podendo alcançar mais de 1 metro de sul no fim da tarde, com período de 16 segundos e vento fraco de sudoeste. Sexta-feira: ondas de sudeste com 2 a 3 metros e possibilidade de séries maiores em algumas praias, com período de 16 segundos, vento fraco de oeste de manhã e de sudeste à tarde. Sábado: ondas de sudeste com 2,5 metros, período na casa de 14 segundos e vento moderado de leste. Domingo: ondas de sudeste com 2 a 3 metros, período na casa de 15 segundos e vento moderado de leste-nordeste.
Espírito Santo
Quinta-feira: as ondas de sudeste predominam com pouco mais de meio metro e período de 11 segundos, vento fraco de noroeste de manhã e de sudoeste à tarde. Sexta-feira: ondas de sul a sudeste com 1,5 metro e período de 16 segundos, com vento moderado de sudoeste. Sábado: ondas de sudeste com 1,5 a 2 metros, período de 13 segundos e vento fraco de sudoeste. Domingo: ondas de sudeste com 1,5 a 2 metros, período de 14 segundos e vento fraco a moderado de leste.
Bahia
Quinta-feira: ondas de leste-sudeste com até 1 metro, período na casa de 7 segundos, vento fraco que sopra de norte de manhã e vira para nordeste ao longo do dia. Sexta-feira: ondas de sudeste com até 1 metro, período de 11 segundos, vento fraco que sopra de leste de manhã e moderado de sul a sudeste à tarde. Sábado: mar em transformação com ondas de sudeste que alcança mais de 1 metro à tarde, com período de 15 segundos e vento moderado de sudeste. Domingo: ondas de sudeste seguem ganhando força ao longo do dia e podem alcançar 2 metro com séries maiores à tarde, com vento moderado de sudeste.
Sergipe
Quinta-feira: ondas de leste-sudeste com meio metro e período de 7 segundos, com vento fraco de leste. Sexta-feira: ondas de sudeste com pouco mais de meio metro e período de 11 segundos, com vento sudeste fraco de manhã e moderado à tarde. Sábado: ondas de sul-sudeste com 1 metro e período de 17 segundos, com vento moderado de sul-sudeste. Domingo: ondas de sul-sudeste com 1 a 1,5 metro, período de 14 segundos e vento moderado de sul-sudeste.
Alagoas
Quinta-feira: ondas de leste-sudeste com meio a 1 metro e período de 7 segundos, com vento fraco de leste. Sexta-feira: ondas de sudeste com meio a 1 metro e período de 11 segundos, com vento fraco a moderado de sul-sudeste à tarde. Sábado: ondas de sul com 1 metro e período de 17 segundos, com vento fraco a moderado de sul-sudeste. Domingo: ondas de sul-sudeste com 1 a 1,5 metro, período de 14 segundos e vento moderado de sul-sudeste. Se a previsão se confirmar, as ondas podem passar de 1,5 metro na segunda-feira.
Quinta-feira: ondas de leste-sudeste com meio a 1 metro e período de 7 segundos, com vento fraco de leste-sudeste. Sexta-feira: ondas de sudeste com meio a 1 metro e período de 11 segundos, com vento fraco de sul a sul-sudeste. Fim de semana: o mar sobe de sul gradativamente com ondas que alcançam pouco mais de 1 metro no domingo e seguem ganhando força na segunda e terça-feira.
Paraíba
Quinta-feira: ondas de leste-sudeste com cerca de meio metro e período de 7 segundos, com vento fraco a moderado de sudeste. Sexta-feira: ondas com cerca de meio metro de leste-sudeste de manhã e de sudeste à tarde, com vento sudeste. Fim de semana: ondulação de sul-sudoeste passa por fora. As ondas seguem de leste a sudeste nas praias com cerca de meio metro. Se a previsão se confirmar, o mar sobe de sudeste de forma mais significativa na segunda e na terça-feira, com período de 16 segundos e séries de 1 metro.
Quinta-feira: ondas de leste-sudeste com cerca de meio metro e período de 7 segundos, com vento moderado de sudeste. Sexta-feira: ondas de sudeste a leste-sudeste com até meio metro, período de 7 segundos e vento fraco a moderado de sudeste. Fim de semana, ondas de sudeste um pouco mais fortes, mas nada muito acima de meio metro. A previsão de uma elevação mais significativa fica para segunda e terça-feira.
Quinta-feira: as ondas entram de leste a leste-nordeste com meio metro, período na casa de 6 segundos e vento moderado de leste-sudeste. Sexta-feira: ondas de leste a leste-nordeste com cerca de meio metro, período na casa de 6 segundos e vento moderado de sudeste a leste-sudeste. Fim de semana: as ondas mantêm a direção e o período sobe um pouco, mas não rola nada muito acima de meio metro.
Quinta-feira: ondas de leste-nordeste com meio metro, período de 7 segundos e vento noreste que sopra moderado. Sexta-feira: as ondas de leste a leste-nordeste um pouco menores, mas nada muito além de meio metro, com período na casa de 6 segundos e vento moderado a forte de leste. Fim de semana: ondulação de leste com pouco mais de meio metro.