Super Surf 2008

12 homens e um troféu

Danilo Costa, SuperSurf 2008, Itamambuca, Ubatuba (SP)

 

Danilo Costa tem chances matemáticas de conquistar o título do SuperSurf 2008. Foto: Munir El Hage.

Começa nesta quarta-feira a grande final do SuperSurf 2008 que vai decidir o campeão brasileiro da temporada até domingo na Barra da Tijuca, em frente ao Barramares na zona Oeste do Rio de Janeiro. Os 12 candidatos ao título vão fazer suas primeiras apresentações e o líder William Cardoso estréia na sexta bateria com os cearenses Angelino Santos e Thiago de Souza.

 

A vitória nesta rodada inicial vale classificação direta para a terceira fase, mas os perdedores têm uma nova chance na repescagem como no WCT.

 

Além da briga pelas chaves do Volkswagen Cross Fox, prêmio oferecido pela Editora Abril aos campeões brasileiros, o outro a cearense Tita Tavares já garantiu com o tetracampeonato antecipado, na capital carioca será definido parte do grupo que permanecerá na Divisão Principal do Circuito Brasileiro.

 

 

 

Monik Santos é atração na categoria Feminina do SuperSurf. Foto: Munir El Hage.

Será uma semana de batalhas decisivas nas duas pontas da tabela de classificação, prometendo disputas emocionantes na Barra da Tijuca, que pelo terceiro ano seguido recebe a final do SuperSurf. Os 24 primeiros colocados no ranking masculino e as dez melhores do feminino se garantem na elite.

 

Os 22 que completam o grupo dos top-46 da categoria masculina e as seis que fecham as top-16 da feminina são todos indicados pelas competições de acesso da Associação Brasileira de Surf Profissional. A principal delas finalizou uma etapa no domingo em Saquarema com participação da maioria da elite nacional, que serviu de apronto final para a decisão do SuperSurf 2008 no Rio de Janeiro.

 

Dos 12 surfistas com chances matemáticas de título brasileiro, o primeiro a se apresentar será o potiguar Danilo Costa na segunda bateria com o paulista Saulo Junior e o tricampeão Peterson Rosa, que no momento encontra-se na zona do rebaixamento.

 

Para Danilo Costa só interessa a vitória na Barra da Tijuca, enquanto Saulo tenta se manter entre os top-16 e Peterson precisa no mínimo alcançar as semifinais para entrar na zona de classificação para o SuperSurf de 2009. Cada bateria é uma decisão.

 

Os outros candidatos ao título brasileiro estréiam seguidamente a partir da sexta até a 15.a bateria. O líder William Cardoso será o primeiro a entrar no mar contra os dois cearenses que vão tentar ajudar os conterrâneos André Silva e Messias Félix a colocar o nome do estado na Galeria dos Campeões que não tem ninguém de Santa Catarina também. Na sétima bateria, André Silva pega dois cariocas que estão na briga por vagas no grupo dos top-27, Yuri Sodré e Simão Romão.

 

O defensor do título de campeão do SuperSurf do Rio de Janeiro, Renato Galvão, está na oitava com mais um carioca da zona do rebaixamento, Igor Morais, e o outro adversário será definido na triagem que abre o primeiro dia. Oito surfistas disputam duas vagas nesta competição criada para dar chance de participação aos que ficaram de fora da elite. O vencedor completa a nona bateria do catarinense Marco Polo, que pelo segundo ano seguido chega brigando pelo título na última etapa, e Paulo Moura (PE).

 

O vice-líder Jano Belo, da Paraíba, estréia junto com outro concorrente, Bruno Santos, de Niterói, que no domingo venceu a etapa da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro em Saquarema. Os dois vão enfrentar o catarinense Thiago Bianchini, que é o último dos top-46 no ranking do SuperSurf 2008. Além de Bruninho, o Rio de Janeiro tenta recuperar a coroa de número 1 do Brasil com o carioca Gustavo Fernandes, que assumiu a terceira posição no ranking com o vice-campeonato na etapa passada em Ubatuba e pega o baiano Bruno Galini e o cearense Itim Silva na estréia em casa.

 

Depois tem o paulista Beto Fernandes na 12.a bateria, o baiano Wilson Nora na 13.a, o catarinense Jean da Silva na 14.a e o cearense Messias Félix no 15.o e penúltimo confronto da fase classificatória do SuperSurf do Rio de Janeiro.

 

Dependendo das condições do mar, a rodada de apresentação da categoria feminina formada por seis baterias também pode ser realizada e até abrir o primeiro dia, decisão que será tomada na primeira reunião da comissão técnica, antes das 8 horas na quarta-feira. A tetracampeã Tita Tavares está na terceira bateria, mas geralmente a competição começa pelas triagens masculinas.

 

A Volkswagen e a Nova Schin apresentam o Super Surf, o circuito nacional mais rico do mundo, que é realizado com co-patrocínio da Nescau, Gillette, GOL Linhas Aéreas Inteligentes e da marca Nicoboco, além de apoio da Revista Fluir. Desde a sua criação no ano 2000, o Grupo Abril organiza a Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).

 

Baterias da Triagem do Super Surf Rio de Janeiro

 

1 Raoni Monteiro (RJ), Sávio Carneiro (PE), Anselmo Correia (RJ), Bruno Moreira (SP)

2 Victor Ribas (RJ), Pablo Paulino (CE), Alexandre Almeida (RJ), Jorge Spanner (RJ)

 

Primeira fase masculino

 

1 Davi de Jesus (SC), Guga Arruda (SC), Michel Grattz (ES)

2 Danilo Costa (RN), Saulo Junior (SP), Peterson Rosa (PR)

3 Odirlei Coutinho (SP), Lucinho Lima (CE), Leandro Bastos (RJ)

4 Flávio Costa (BA), Ricardo Ferreira (SP), Pedro Muller (RJ)

5 Marcelo Trekinho (RJ), Márcio Farney (CE), Fabrício Júnior (RN)

6 William Cardoso (SC), Angelino Santos (CE), Thiago de Souza (CE)

7 André Silva (CE), Yuri Sodré (RJ), Simão Romão (RJ)

8 Renato Galvão (SP), Igor Morais (RJ) e 2.o lugar das triagens

9 Marco Polo (SC), Paulo Moura (PE) e vencedor das triagens

10 Jano Belo (PB), Bruno Santos (RJ), Thiago Bianchini (SC)

11 Gustavo Fernandes (RJ), Bruno Galini (BA), Itim Silva (CE)

12 Beto Fernandes (SP), Fábio Silva (CE), Robson Gobbato (RS)

13 Wilson Nora (BA), Daison Pereira (RS), Hizunomê Bettero (SP)

14 Jean da Silva (SC), Diego Rosa (SC), Pedro Norberto (SC)

15 Messias Félix (CE), Guilherme Herdy (RJ), Péricles Dimitri (PR)

16 Adilton Mariano (CE), Wagner Pupo (SP), Guilherme Sodré (RJ)

 

Primeira fase feminino

 

1 Monik Santos (PE), Gabriela Teixeira (RJ), Krisna de Souza (RN)

2 Diana Cristina (PB), Cláudia Gonçalves (SP), Suelen Ferreira (RJ)

3 Tita Tavares (CE), Nathalie Martins (PR), Michelle des Bouillons (RJ)

4 Suelen Naraisa (SP), Luana Coutinho (SP), Juliana Guimarães (RJ)

5 Bruna Schmitz (PR), Juliana Quint (SC), Alcione Silva (RN)

6 Andréa Lopes (RJ), Taís de Almeida (RJ), Brigitte Mayer (RJ)

 

 

Exit mobile version