A Zona Oeste do Rio de Janeiro recebeu o Aberto de Surfe do Recreio, evento organizado pelo Recreio Surfe Clube, no último final de semana (17 e 18/12). Foram dois dias de disputas eletrizantes dentro da água e famílias confraternizando na areia.
No sábado, as ondas de um metro de altura e chuvas esparsas foram cenário das baterias. Já no domingo, o forte sol e séries de meio metro formavam o palco das finais. Cauã Costa foi o grande destaque da competição, com a maior nota e a maior média do campeonato.
O evento foi marcado pela presença de vários surfistas de diversas famílias se espalhando nas vinte categorias disputadas. A família Paes venceu três delas. Luana Paes, de apenas 10 anos, venceu a Sub 10 Feminino, e o já quase profissional Lucas Paes venceu a mais disputada das categorias, a Open Masculino. Além deles, Ana Paula Melo, depois de um hiato em competições, levou a melhor na Master Feminino.
Quem também fez bonito nas ondas do Recreio foi a família Thompson. Mainá Thompson, bicampeã brasileira profissional de longboard, venceu a Open nos pranchões e sua filha, Lanai, ficou em segundo na Sub 10. Luara Thompson, irmã mais nova de Mainá, venceu a Open Feminino.
Tradicionalíssimo clã do surfe carioca, a família Freitas teve grandes apresentações durante todo evento. Na final da categoria Master, Marcelo Freitas fez um high score (8,33 pontos), a maior nota da decisão, mas por não achar uma segunda nota ficou atrás apenas de Miltinho Morbeck, o campeão da categoria.
O jovem Cauã Costa foi o maior destaque de todo o evento. Um verdadeiro showman, arrancou as maiores notas dos juízes tanto no sábado quanto no domingo. Na Semifinal da Sub 16, Cauã conquistou as duas melhores nota do Aberto de Surfe do Recreio, um 9,83 e 8,83 pontos. Com isso, nesse mesmo confronto, ele saiu com a maior média da competição – 18,66 pontos dos 20 possíveis. E não pára por aí. A terceira maior nota do evento também foi pra ele: um 8,83 na semifinal da Sub 14.
Entre a molecada mais jovem, Gabriel Dantas, atual campeão estadual Petit Sub 10, venceu novamente e ainda ficou em segundo na Sub 12, atrás apenas de Leonny Cardoso.
Parcerias e capacitação – Jonosake, empresa parceira do Recreio Surfe Clube, do Akira Taguti, esteve com sua família prestigiando a competição. Além do apoio ao evento, Akira vem prestando consultoria à equipe do Recreio na parte de captação de recursos. Ele saiu do evento visivelmente emocionado.
Além dele, Água Fitness esteve muito presente no Aberto de Surfe do Recreio. Além de montar uma mini academia, com bicicletas ergométricas e atividades que simulavam o treinamento funcional do surf, a empresa também premiou os primeiros colocados com uma bolsa para participar da Academia.
Na parte da Capacitação Profissional, destaque para o quadro técnico, que teve a presenca dos surfistas profissionais Alexandre Almeida, Hugo Bittencout, Jimmy Fernandes e do campeão brasileiro, Gustavo Fernandes. Uma das beneficiadas foi a juíza Bárbara Rizetto, que pôde melhorar suas observações sobre os critérios de julgamento. Já na locução do evento, o incansável Gilberto Pereira ajudou na evolução da já participante de diversos eventos, Ana Paula Macedo.
Esta competição tornou-se possível através do apoio oferecido pelo Projeto Associações, que está sendo patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, proporcionando recursos necessários às entidades do esporte sediadas na capital, fomentando assim as categorias de base da modalidade.
Confira os resultados completos
Longboard Open Masculino
1 Rodrigo de Souza
2 Elvis Fernandes
3 Gabriel Nascimento
4 Pedro Ribeiro
Longboard Master Masculino
1 Zezinho Sepetiba
2 Rodrigo Toppo
3 Rodrigo Borges
4 Jorge Chimbica
Longboard Open Feminino
1 Maina Thompson
2 Shayana Avelino
3 Jasmin Avelino
4 Evelin Neves
Longboard Sub 20 Masculino
1 Pedro Machado
2 Jose Marinho
3 Pedro Ribeiro
4 Kaue Nascimento
Open Masculino
1 Lucas Paes
2 Angelino Santos
3 Pedro Ribeiro
4 Daniel Gonçalves
Master Masculino
1 Miltinho Morbeck
2 Marcelo Freitas
3 Sergio Fernandes
4 Joelson Tinguinha
Sub 18 Masculino
1 Victor Soares
2 Daniel Domingos
3 Cauã Costa
4 Daniel Dantas
Sub 16 Masculino
1 Cauã Costa
2 Royce Lima
3 Ezequiel Oliveira
4 Italo Fernandes
Sub 14 Masculino
1 Cauã Costa
2 Sany Oliveira
3 Vinicius Leone
4 Diego Brígido
Open Feminino
1 Luara Thompson
2 Barbara Rizzeto
3 Luciana Sushi
4 Priscila Harvey
Sub 18 Feminino
1 Maju Freitas
2 Luara Thompson
3 Tainara Vieira
4 Julia Duarte
Sub 16 Feminino
1 Maju Freitas
2 Tainara Vieira
3 Julia Duarte
4 Julia Bastos
Sub 14 Feminino
1 Maju Freitas
2 Julia Duarte
3 Tainara Vieira
4 Julia Bastos
5 Marina Thompson
Sub 12 Masculino
1 Leonny Cardoso
2 Gabriel Dantas
3 Michel Fernandes
Sub 12 Feminino
1 Lais Costa
2 Marina Thompson
3 Nicole Alvarenga
4 Maria Mariana
Sub 10 Masculino
1 Gabriel Dantas
2 Guilherme Soares
3 Nathan Hereda
4 Dudu Lobo
5 Petrus Dantas
6 Thiago Mateus
Sub 10 Feminino
1 Luana Paes
2 Lanay Thompson
3 Sofia Tinoco
4 Kauane Nascimento
Master Feminino
1 Ana Paula Melo
2 Ana Amélia Nogueira
Longboard Master Feminino
1 Patricia Sodré
2 Cristiane Raquel
3 Ana Deise Costa
Longboard Sub 20 Feminino
1 Ayllar Cinti Ferreira
2 Maria Antonia Mendonça
3 Sophia Mota