Ondulações consistentes garantem o surf em quase todo o litoral brasileiro nesta semana, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo, o mar sobe de sul com ondas em torno de 1,5 metro que vão virando para sudeste e leste até sexta-feira, equanto perdem força lentamente. No Nordeste, as ondas entram de sul e de leste e ganham um pouco de força. Confira o resumo.
Região Sul – A semana começa com ondulação de sul e ondas em torno de 1,5 metro, com séries maiores no litoral sul de Santa Catarina. O vento sopra de sul a sudoeste e prejudica a formação. Na terça, as ondas entram de sudeste e alcançam 1,5 a 2 metros, com vento nordeste. A partir de quarta-feira as ondas perdem força lentamente, mas ainda quebram com 1,5 metro e depois passam a entrar de leste na quinta-feira. Os gráficos indicam que só na sexta-feira o mar perde força de forma mais significativa.
Região Sudeste – A semana começa com ondas pequenas de sudeste na segunda-feira, com meio a 1 metro nos melhores picos. Na terça, o mar sobe de sul com ondas de 1,5 metro e séries maiores, com vento fraco de leste. Na quarta, as ondas já entram mais de sudeste e seguem com cerca de 1,5 metro. A partir de quinta as ondas entram cada vez mais de leste, com cerca de 1 a 1,5 metro. Se a previsão se confirmar, o mar perde força de forma mais significativa só na sexta-feira. Até lá, o tamanho das ondas não será problema.
Regiões Nordeste e Norte – Ondulações de sul e de leste atuam entre a Bahia e Pernambuco neste início de semana, com meio a 1 metro. A ondulação de sul ganha força ao longo da semana e pode proporcionar ondas com mais de 1 metro, enquanto a de leste fica cada vez mais fraca nesses estados. Na Paraíba e no Rio Grande do Norte, as ondas entram de leste-sudeste com pouco mais de meio metro nos melhores picos. Do Ceará ao Pará, as ondas predominam de leste com cerca de meio metro, sem alterações significativas ao longo da semana.
Clique aqui e confira as condições do mar em todo o Brasil.