Wavescheck

Previsão do fim de semana

0
1200x675

Com ondas grandes, período alto e vento sudoeste, as atenções devem se voltar para  picos como o canto sul da Silveira, em Garopaba (SC), que fica protegido do vento. Foto: Jaques Machado.

 

Uma poderosa ondulação atinge as regiões Sul e Sudeste a partir desta sexta-feira. Se a previsão se confirmar, as séries podem alcançar cerca 3 metros, com período em torno de 15 segundos. No Nordeste, uma ondulação de norte predomina e perde força lentamente enquanto uma fraca ondulação de leste atua em conjunto. Confira o resumo.

 

1280x960

Fonte: INPE/CPTEC/DSA.

Região Sul – A ondulação de sul-sudoeste ganha força durante esta sexta-feira, com ondas que podem alcançar cerca de 3 metros, com período que chega a 15 segundos. O vento sopra de oeste a sudoeste com intensidade forte. No sábado, o vento fica cada vez mais fraco e a ondulação começa a se afastar, mas ainda deve apresentar séries de 2 a 3 metros com período em torno de 13 segundos. No domingo, o vento sopra de nordeste e as ondas ainda alcançam cerca de 2 metros. Se a previsão se confirmar, na segunda-feira ainda rola 1,5 metro de sudeste de manhã, com vento nordeste moderado. No litoral do Paraná, a ondulação passa por fora na sexta-feira e o mar sobe só no sábado, com ondas que entram de sudeste e podem alcançar cerca de 1,5 metro. 

 

699x664

Fonte: INPE/CPTEC/DSA.

Região Sudeste – O mar começa a subir de sul nesta sexta-feira, com vento sudoeste moderado a forte. As ondas podem alcançar mais de 1 metro em São Paulo e ganham força de forma mais significativa no Rio de Janeiro entre o fim da tarde e a noite. No sábado, o vento fica um pouco mais fraco e as séries podem alcançar 3 metros em algumas praias, com período de quase 15 segundos. No domingo, a ondulação começa a se afastar e o período diminui para a casa de 12 segundos, mas as ondas ainda podem alcançar 2 a 3 metros em praias de São Paulo e Rio de Janeiro, com vento leste. No litoral capixaba, a ondulação passa por fora e o mar deve subir só no fim da tarde de sábado, com ondas que chegam a 1,5 metro e mantêm a altura no domingo, com vento sudoeste.

 

Regiões Nordeste e Norte – Uma ondulação de norte predomina entre o Pará e Paraíba neste fim de semana, com ondas que alcançam meio a 1 metro no sábado e perdem força lentamente. Uma ondulação de leste também atua nesses estados, porém mais fraca. Entre o Pernambuco e a Bahia, a ondulação de leste predomina com ondas de meio metro e período de 8 segundos. A forte ondulação de sul-sudoeste que atinge as regiões Sul e Sudeste deve fazer algum efeito nesses estados no Nordeste só entre terça e quarta-feira, caso a previsão se confirme.

 

Clique aqui e confira as condições do mar em todo o litoral brasileiro.