A previsão para a virada do ano para quem espera surfar neste fim de semana é pouco animadora: as ondas seguem pequenas em todo o litoral brasileiro. Nas regiões Sul e Sudeste, o máximo que rola é meio metro ocasional em alguns poucos picos, só mesmo para quem não aguenta ficar na areia. No Norte e no Nordeste, uma ondulação de norte pode apresentar séries de meio metro entre o Pará e parte do Rio Grande do Norte, mas no restante do litoral as condições são cada vez mais fracas. Confira o resumo.
Região Sul – No litoral gaúcho, as ondas entram de leste com pouco mais de meio metro no sábado e perdem força lentamente, deixando as condições cada vez mais fracas e mar praticamente flat no domingo. Em Santa Catarina, uma fraca ondulação de sul predomina no sábado, com período de 12 segundos e séries demoradas que podem alcançar meio metro, mas passando um pouco por fora. No domingo, as ondas predominam de leste-nordeste com no máximo meio metro no litoral catarinense. No Paraná, as ondas entram de leste durante todo o fim de semana, com menos de meio metro.
Região Sudeste – No litoral paulista, as ondas entram de sul e de leste no sábado, com menos de meio metro e mar flat na maioria dos picos. No domingo, as duas ondulações seguem na área, mas a de sul deve predominar com séries demoradas que podem alcançar meio metro em algumas praias. No Rio de Janeiro, a ondulação de leste predomina no sábado com menos de meio metro, depois a ondulação de sul predomina no domingo e pode apresentar séries demoradas de meio metro. No litoral capixaba, as ondas seguem de leste-nordeste com menos de meio metro e a fraca ondulação de sul passa por fora.
Regiões Nordeste e Norte – A ondulação segue de leste entre a Bahia e a Paraíba, com ondas que mal chegam a meio metro e ficam cada vez mais fracas ao longo do fim de semana. No Rio Grande do Norte, a ondulação de leste apresenta ondas de meio na manhã de sábado e perde força ao longo do dia, dando lugar a uma ondulação de norte que pode proporcionar ondas em torno de meio metro, talvez com séries maiores em alguns picos. Do Ceará ao Pará, a ondulação de norte predominar com ondas que podem passar de meio metro em algumas praias.
Clique aqui e confira as condições do mar em todo o Brasil.