A Praia Central de Itapema recebeu no último domingo (10) a terceira etapa do circuito catarinense de SUP Race. O 3ª Sifla SUP Race Festival reuniu mais de 70 remadores de Santa Catarina e também de outros estados como Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná.
As disputas, que seguiram à risca o cronograma definido pela FECASUP, tiveram início às 10h com a largada da categoria Kids. Rafaele Gonçalves e Rafael Buchele Matozo foram os grandes campeões da categoria no feminino e masculino.
Em seguida, foi a vez das categorias Iniciante e Junior entrarem na água para disputarem um percurso de cerca de 1,5 km.
Eric Silva Machado venceu a categoria Junior, e Igor Eduardo Leites e Isabela Cristina Da Silva Santos foram os primeiros a cruzar a linha de chegada, no entanto, o competidor mais aplaudido foi sem dúvida o Sr. Levilson Turra, que completa 66 anos nesta semana, remando como um garoto e dando um grande exemplo a todos os presentes.
Encerradas as disputas Infantis e Iniciantes, foi a vez das categorias Fun Race, Race Amador, 14 pés e 12’6” Profissional entrarem em ação.
O percurso de 3 km seria o mesmo para as três categorias, porém, Fun Race daria uma volta, Amador 12’6” duas e 12’6” Profissional e 14 Pés daria 3 voltas.
A largada foi feita simultânea, com as categorias 12’6” e 14 largando juntas, seguidas pela 12’6” Amadora com um intervalo aproximado de um minuto e, em seguida a Fun Race largando após novo intervalo.
Na água disputas eletrizantes em um percurso que mesclava trajetos de downwind, um pouco de surfe e um pouco de upwind.
Destaque para briga pela primeira colocação entre Matheus Albernaz, Antonio Gonzaga, Paulo Cesar Da Silva Andrade e Aluã Rosa Ferreira na categoria Pro 12’6”.
Após a segunda volta, no entanto, Matheus Albernaz e Antonio Gonzaga conseguiram abrir boa vantagem em relação aos demais, com Matheus mantendo-se na liderança até a linha de chegada.
No Feminino Profissional, Mara Prado foi a primeira a cruzar a linha de chegada e Evelise Gonçalves a vice-campeã.
Nas demais categorias os vencedores foram os seguintes: Sid Diego Simon foi o campeão da 14 pés; Gerson Kaestner o vencedor na Master 12’6” Pro; Rubens Pedro Vieira 1º colocado na Super Master 12’6” Pro; Odair Martins e Marta Fonseca levaram a Race Amador 12’6” no masculino e feminino respectivamente enquanto a Fun Race teve como vencedores Jorge Henrique Todeschini Pacheco e Roseli Krepel Novloski no masculino e feminino.
Após conclusão das categorias válidas pelo Circuito Catarinense a competição teve um breve intervalo para o almoço e na parte da tarde foi realizada uma disputa extraoficial de Race Técnico dividida em 3 categorias: Amador Masculino, Profissional Masculino e Feminino, valendo qualquer tamanho de prancha e disputadas no formato “melhor de 3” para os homens e “melhor de 2” para as mulheres.
Após a realização de baterias muito emocionante e com grande participação do público presente na torcida, os vencedores foram: Sid Simon foi o vencedor da categoria profissional, Roseli Krepel Novloski venceu o Feminino e Odair Martins ficou com o título da Amador.
A cerimônia de premiação contou com a presença da prefeita Nilza Nilda Simas que reafirmou o compromisso da cidade com o stand up paddle.
A próxima etapa do Circuito Catarinense organizado pela FECASUP está marcada para o mês de novembro em Blumenau.
Os resultados oficiais de todas as categorias que pontuam para o Catarinense podem ser conferidos no site Parada Esportiva.