Uma forte ondulação de sul eleva o mar nesta semana em quase toda a costa brasileira, com ondas que podem alcançar mais de 2 metros nas regiões Sul e Sudeste. Os gráficos indicam que as ondas sobem a partir de terça no Sul, quarta no Sudeste e quinta para sexta no Nordeste, mais espefificamente entre a Bahia e Pernambuco. Confira o resumo.
Região Sul – A semana começa com ondas pequenas de leste na segunda-feira, com meio a 1 metro nos melhores picos, com vento fraco de norte. Na terça, uma forte ondulação de sul avança junto à costa, com ondas de 1,5 a 2 metros e formação bastante prejudicada pelo vento sul que sopra forte. Na quarta-feira, o período aumenta, as ondas entram um pouco mais de sudeste e alcançam 2,5 metros. O vento sopra de sul de manhã e vira para leste e nordeste ao longo do dia. Na quinta-feira as ondas diminuem, mas ainda alcançam 1,5 a 2 metros, com vento nordeste. Se a previsão se confirmar, o mar volta a subir na tarde de sexta-feira.
Região Sudeste – A semana começa com ondas pequenas de leste na segunda-feira, com pouco mais de meio metro nos melhores picos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na terça, o vento vira para sul e uma ondulação de sul se aproxima, mas ganha força de forma significativa só durante a quarta-feira, com ondas que podem alcançar 1,5 metro à tarde, já com vento de sudeste. Na quinta, as ondas quebram com cerca de 2 metros, depois perdem força lentamente. Os gráficos indicam que as condições ainda devem ser consistentes na sexta-feira, com cerca de 1,5 metro.
Regiões Nordeste e Norte – A semana começa com ondulação de sudeste e ondas de meio a 1 metro na maioria dos picos entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. De terça para quarta-feira as ondas passam a predominar de leste nesses estados e não passam muito de meio metro. Se a previsão se confirmar, uma ondulação de sul avança junto à costa de quinta para sexta-feira, com ondas que podem alcançar 1,5 metro entre a Bahia e Pernambuco. Do Ceará até o Pará, as ondas entram de leste e leste-nordeste, com cerca de meio metro, sem previsão de alterações significativas ao longo desta semana.
Clique aqui e confira as condições do mar em todo o Brasil.