SupClub

53 Km de SUP travessia

0

Por Mariane Guimarães

Andre Torelly,  atual líder do circuito brasileiro de suprace Unlimited, em mais um dia de treino percorreu a distância de 53km, no tempo de 6 horas e 28 minutos. Saindo da cidade de Tapes, passou pelo pontal que pertence a cidade de São Lourenço do Sul e chegou na cidade de Arambaré, uma aventura na maior lagoa do Brasil.

A lagoa dos patos é a 2º maior laguna da América Latina e uma das maiores lagoas do mundo. Muito conhecida por ventos que giram em várias direções e ondulações que se formam com eles, no dia da travessia as águas estavam calmas, então foi possível percorrer uma longa distância.

A ideia que Torelly tinha em mente era sair cedo e ir direto até a cidade de São Lourenço do Sul, que está localizada a cerca de 70km de Tapes, mas devido a alguns contra tempos, e o vento que entrou de up wind (de frente em determinados pontos), a saída ocorreu às 11 horas da manhã. O percurso foi redefinido no meio da travessia, e a chegada ocorreu na cidade de Arambaré. O trajeto foi marcado em seu GPS, sendo a maior travessia sem parada realizada na Lagoa dos Patos até hoje, e talvez a maior do Brasil em Lagoa.

Andre Torelly relata como foi os 53km de remada:

800x533

Após os primeiros 12km a entrada de um vento sul frontal aumentou o grau de dificuldade. Foto: Marcelo Correa

“Nos primeiros 12km as condições estavam boas, a lagoa parecia um espelho”flat water”, depois entrou um vento sul frontal de 5knos-7knos, e a chance de aumentar esse vento era grande,  mas mesmo assim preferi continuar em direção sul, foram mais 10km de upwind até fazer a curva no pontal de Arambaré, fiquei impressionado com a beleza do local, cheio de aves em um grande banco de areia, após a curva o vento parou totalmente, e no km 45 da travessia foi a parte com a maior dificuldade, pois a bomba de vento entrou, isso foi bem no pontal de São Lourenço do Sul, onde fui obrigado a mudar a direção, voltei para a cidade de Arambaré , remando próximo a costa  com vento a favor, proporcionando um downwind . Os últimos 8km foi de muita tensão, ventos fortes e as nuvens pretas que anunciavam que a qualquer momento viria um temporal, consegui chegar em segurança ao Clube Náutico de Arambaré. Missão cumprida, mais um treino de endurance onde tudo acabou bem.”

Torelly teve o apoio de um bote com o professor da Confederação Brasileira de Vela adaptada Anderson Paixão, que ajudou na marcação do percurso, pois é um grande conhecedor da região, e também o estudante de Educação Física Marcelo Correa, que o auxiliou na hidratação e registrou todos os momentos da Travessia.

Como vem fazendo fortes treinos para Ultramaratonas e Ironman, garante que travessias de longas distâncias de Stand Up é o que mais está dando resultado na sua performance, desenvolveu até o treino chamado “Ultra Paddle Run” , que são treinamentos em forma de aventura, longas distâncias de stand up paddle com transições para grandes distâncias de corridas.

É importante fazer o agradecimento ao Clube Náutico de Tapes e Clube Náutico de Arambaré, que deram todo suporte necessário, e principalmente ao Iate Clube Guaíba que vem apoiando André Torelly em seus projetos.

ASSISTA AO VÍDEO DA TRAVESSIA

Confira a coluna de André Torelly “Ultra Paddle Run” do SUPCLUB.com.br (clique aqui).

.