Surf Seco

A batalha do futuro

0

Charlie Brown é uma das atrações do Brasil no World Pro Junior 2008 a partir de 2 de janeiro em North Narrabeen, Austrália. Foto: Marcelo Maragni.

Novamente na virada do ano os melhores juniores irão se confrontar na meca mundial de competição, a famosa e tradicional esquerda de  North Narrabeen em Sidney, Austrália, para a disputa do cobiçado titulo mundial WCT Billabong World Pro Junior.

 

Este pico é mundialmente conhecido, com ondas consistentes e sólidas na forma de esquerda de alta performance. Ali é a  casa de grandes surfistas como Colin Smith, Terry Fittzgerald, Simon Anderson , Damien Hardman, Nathan Hedge.

 

As previsões indicam um bom swell para o início de janeiro e deve bombar um surf ‘overhead’ para um campeonato que tem competidores do mais alto nível sub-20 do mundo.

 

Esta competição é o campeonato sub-20  mais difícil para se classificar e o mais difícil de vencer do mundo. O time do Brasil vai ser reforçado por Adriano de Souza, campeão Pro Junior  2003, campeão WQS 2004, vice Pro Junior em 2006 e 28 do WCT 2007.

 

Além dele, defendem a nossa bandeira Wigolly Dantas (Ubatuba), Charlie Brown (Ceará), Giancarlo Zampieri (Floripa), Ian Guimarães (Saquarema) e Robson Santos (litoral Norte de SP), além  de Pablo Paulino, que também faz parte do elenco como wildcard e que busca um possível bicampeonato.

 

No feminino, temos Bruna Schimitz e Marina Werneck defendendo a nossa bandeira.

 

Este campeonato promete, pelo elenco, ser o mais disputado da história. O time australiano está de responsa, encabeçado pelo campeão da região Australásia Mitch Coleborn, muito falado atualmente, além do ultra moderno Julian Wilson, que venceu o Slater em Snapper Rocks na abertura do WCT 2007.  

 

Também no time ozzie aparecem Heath Joske, que é bom nas ondas boas, pois venceu na Indonésia, além dos reforços que são Jayke Sharpe, Beau  Atchison e o perigoso Matt Wilkenson. 

 

O time da África do Sul, inspirado pelo atual campeão Pro Jr e número 1 do WQS 2007 Jordy Smith, deve vir com força.

 

O Hawaii parece estar bem forte com Jonjon Florence e Mason Ho, dois locais de Sunset Beach, além do tricampeão estadual Casey Brown e Clay Marzo, aquele dos filmes da Quiksilver. Lembrando que os havaianos Andy Irons, Kekoa Becalso já venceram aqui.

 

Nunca na história deste campeonato, que existe desde 1998, alguma nação venceu três títulos, igualando o recorde brasileiro.

 

Além de toda esta lista correndo atrás do titulo mais cobiçado dos juniores do planeta, teremos a participação dos times do Japão, Europa e Estados Unidos, que podem revelar algum supertalento do futuro.

 

Vai ser muito interessante acompanhar essas disputas porque além de ter ondas grandes previstas para o inicio do campeonato em 2 de janeiro, o Brasil vai ser representado pela nova geração que vem altamente preparada competitivamente, liderada pelo ubatubense Wiggoly Dantas, o irmão da Suelen, nascido, crescido e criado nas épicas ondas da nossa querida e linda  Itamambuca, e que venceu as duas etapas classificatórias para este mundial, uma em Punta Rocas 10pés e outra em Camburi 3 pés.

 

O time está fortíssimo no geral e tem o reforço, além de ser a despedida do Pro Jr, de Adriano de Sousa, que em 2003 apareceu para o mundo chutando e derrubando as portas de Narrabeen vencendo bonito o campeonato como o mais novo a vencer um Pro Junior aos 15 anos de idade.

 

Agora, mais experiente, e como o ‘guy to watch’ deste evento, ao lado do Pablo Paulino, que detonou os adversários só de ‘combination’ no ano seguinte à vitória do Desousa, estão na missão de ganhar o bicampeonato e igualar o recorde do Joel Parkinson, único bicampeão (1999 e 2001).

 

As cartas  estão dadas e, com o swell a caminho na vibração da passagem do ano novo e do show pirotécnico do fogos de artifício, a pirotecnia vai tomar conta em forma de rasgadas e tubos, na legendária praia de North Narrabeen…

 

Galeria do campeões do World Pro Junior

 

2006 Jordy Smith (Afr)

2005 kekoa Becalso (Haw)

2004 Pablo Paulino (Bra)

2003 Adriano de Sousa (Bra)

2001 Joel Parkinson (Aus)

2000 Pedro Henrique (Bra)

1999 Joel Parkiinson (Aus)

1998 Andy Irons (Haw)