Os surfistas que irão participar do Maresia Surf International Paracuru WQS 2010 elogiaram a iniciativa da marca de surfwear genuinamente nacional, patrocinadora do evento, de convidar a vice-campeã mundial de 2009, Silvana Lima, para participar da competição.
A prova acontece entre os dias 26 e 31 de janeiro no município cearense de Paracuru, que fica localizado a 84 quilômetros a Oeste de Fortaleza.
A atleta nasceu, foi criada e aprendeu a surfar na praia do Ronco do Mar, local da disputa e onde sua família possui um quiosque que oferece no cardápio comidas típicas da região.
O paulista Flávio Nakagima disse que o fato de Silvana Lima competir em Paracuru só tem a engrandecer o campeonato. “Achei a ideia de convidá-la bem legal. A presença de uma vice-campeã mundial, mesmo enfrentando os homens, é um grande atrativo. Ainda mais porque ela vai estar em casa, diante da galera local e contará, com certeza, com o apoio da torcida”, pondera o surfista de Praia Grande. “Ela surfa muito, conhece as ondas de lá como poucos e deve dar muito trabalho para os demais competidores”, emenda.
O campeão brasileiro de 2009, Messias Félix, afirmou que Silvana Lima foi convidada para participar do Maresia Surf International Paracuru WQS 2010 “porque merece”. Segundo ele, não será a primeira vez que poderá enfrentar a local de Paracuru. “Competimos quando éramos amadores e também em etapas do estadual profissional e ela sempre dava canseira na gente. Acho interessante a presença dela no evento”, declara o surfista cearense.
Bernardo Pigmeu, que já integrou a elite do surfe mundial, fez questão de elogiar Silvana Lima e dizer que ficou feliz em saber que a surfista foi chamada e aceitou o convite da Maresia. “Ela é uma atleta muito querida e vai ajudar a puxar o nível técnico da disputa, pois conhece as ondas do Ronco do Mar muito bem”, analisa o pernambucano. “Não tem essa de ser homem ou mulher. O que vale é o surfe que for mostrado dentro da água”, completou.
O gerente de Marketing da Maresia, Daniel Bernardi, ressaltou que o convite à Silvana Lima foi feito como uma forma de reconhecer o talento da atleta local de Paracuru, que é uma das melhores do mundo. “Sem falar que o fato de ela enfrentar os homens se transforma sempre em um atrativo a mais para o público e para a mídia. Inovações sempre fizeram parte da história da Maresia”, defende o executivo.
O Maresia Surf International Paracuru WQS 2010 foi classificado pela Association of Surfing Professionals (ASP) como seis estrelas, pois distribui um total de US$ 145 mil (cerca de R$ 253 mil) e vale 2.500 pontos no ranking para o vencedor.
A etapa cearense do WQS será primeira patrocinada este ano pela Maresia no Brasil. A outra, também seis estrelas, ocorre entre os dias 17 e 23 de maio, na praia Mole, em Florianópolis. Será o décimo ano que a marca patrocina uma etapa da divisão de acesso do Circuito Mundial da ASP em Santa Catarina.
O Maresia Surf International Paracuru WQS 2010 é uma realização da Maresia em conjunto com Classic Promoções, FCS – Federação Cearense de Surf e TOP 16 Promoções. Co-patrocinadores: Governo do Estado do Ceará, Secretaria do Esporte, Prefeitura de Paracuru e Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. Divulgação: Rádio Fortal 91,3 FM, Fluir, Beach Show, Wave Wind, Waves.Terra, Cearasurf e EmfocoSurf. Apoio: ASPA – Associação de Surf de Paracuru, Planeta Surf Board Shop, Jamaica Surf Shop, Sumatra Surf Co., Tent Beach, Tchuk Jhones Surf Street, Overboard, Mabuya, Paranoid, Surf Trip, Ecológica, Bali, New Look Surfwear, Bahamas Surf Shop, Ocean Drive Surfshop, Surfbeat Surf Shop, Desert Point, Oceanos BoardShop, Hawaii Surf Wear, Big Surf, Drop Line Sport Radicais, Litoral 655, Pipeline, 200 Milhas, Point Radical Surf Street, Aldeia dos Ventos e Reggae Club.