Pesca da tainha

A busca por uma solução

t

Temporada de pesca da tainha em Santa Catarina começa nesta sexta-feira. Foto: Adriano Rebelo.

Conversei hoje demoradamente pelo telefone com Frederico Leite, presidente da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf) sobre os últimos acontecimentos envolvendo surfistas e pescadores.

 

Ele comentou que havia visto a reportagem exibida na RBS-TV e que também havia ouvido meus comentários no boletim Nas Ondas da Pan, durante a semana, sobre os recentes incidentes.

 

Disse-me que está mantendo contato com os membros da associação de pescadores do Estado, para que possa, o mais breve possível, acontecer um encontro entre as partes interessadas no imbróglio.

 

Também conversei com João Amim, surfista e atual vereador da capital catarinense. João, que está em seu primeiro mandato, comentou que está tornando viável uma audiência pública na Câmara Municipal de Florianópolis para os próximos dias a fim de tratar dessa pendenga entre pescadores e surfistas.

 

Comentei com ambos que já passou da hora de uma grande mobilização envolvendo o Ibama (órgão regulador), Capitania dos Portos e demais entidades e definir de vez as regras e torná-las claras para esse período da pesca da tainha – que por sinal começa nesta sexta, dia 15. A idéia é criar uma portaria ?padrão? que funcione não só para as praias da Ilha mas, também para todo o litoral catarinense.

 

O sistema de bandeiras utilizado nos anos anteriores foi o que sem dúvida alguma se mostrou mais eficaz, principalmente na cidade de Imbituba, numa parceria com a associação de surfe local, embora no ano passado a coisa tenha degringolado em algumas praias dos municípios de Garopaba, Floripa e Governador Celso Ramos, por total falta de sinalização e de boa vontade e compreensão das partes.

 

Ficamos na expectativa de novidades para os próximos dias. Enquanto isso, só nos resta manter a calma e surfar nos poucos picos liberados. Surfistas e pescadores devem sim evidenciar a paixão incomum que têm pelo mar, pois ambos são dependentes dele, mesmo que de maneiras diferentes.

 

Máurio Borges é repórter da Jovem Pan em Santa Catarina e editor do Alohapaziada. Neste blog o internauta pode ver uma reportagem da RBS a respeito de uma suposta agressão sofrida por um surfista.


Leia mais

 

Pescadores intimidam na Guarda (SC)

Exit mobile version