ISA Masters

A capital da madeira balsa

El Presidente de la ISA Fernando Aguerre (de naranjo) explica la historia de las tablas para surf hechas de madera balsa rodeo de un grupo de surfistas de Montañita

 

Fernando Aguerre (ao centro) explica a história das pranchas de madeira balsa para um grupo de surfistas de Montañita. Foto: Tweddle / ISA.

O Equador é a capital mundial da madeira balsa. Shapers de todo o mundo visitam o país somente para comprar placas equatorianas desde a distante década de 40.

 

As primeiras pranchas de balsa da história hoje valem milhares de dólares no mercado de pranchas vintage.

 

A Balsa House, surf-shop especializada em balsa de Montañita, onde acontece o ISA Masters, promoveu no sábado uma demonstração com este tipo de prancha.

 

A apresentação contou com a participação de sete surfistas locais, incluindo o argentino Fernando Aguerre, presidente da ISA (International Surfing Association).  

 

Paralelamente foi organizada a exposição Surf Balsa, para apresentar o trabalho de muitos shapers equatorianos, com visitação aberta ao público durante o ISA World Masters.

 

A Expo apresentou uma mensagem de sustentabilidade, no sentido de incentivar a reduação do lançamento de carbono produzido pela comunidade do surf, em apoio ao que se chama “revolução contra o plástico”.

 

Todas as pranchas da exposição foram produzidas por balsa de florestas sustentáveis ??em fazendas de equatorianos que ajudam a preservar o meio ambiente. 

 

Exit mobile version