Na última quarta-feira, o norte-americano Kelly Slater conquistou o histórico e inédito 11º título mundial do World Tour nas geladas e desafiadoras águas de Ocean Beach, São Francisco, Califórnia (EUA).
Slater, 39, é o primeiro surfista a alcançar esta façanha. Em duas décadas de uma carreira surpreendente, ele dominou o cenário das competições, sendo o mais jovem e o mais velho atleta a ganhar títulos mundiais pela ASP (Associatio of Surfing Professionals).
Na primeira vez que compete em São Francisco, Slater assegurou o título depois de passar pelo aussie Daniel Ross no terceiro round. Apesar de faltar no evento da África do Sul em julho, o norte-americano teve uma trajetória impressionante em 2011.
Kelly conquistou três vitórias (Gold Coast, Teahupoo e Trestles) e também dois vice-campeonatos (Nova Iorque e Peniche). Desempenho que ele atribui, em parte, ao alívio de ter conquistado seu décimo título na temporada passada.
“O décimo título mundial parecia mais difícil. Na verdade, senti como se tivesse sido uma jornada de 20 anos para chegar ao décimo título”, comenta.
Kelly venceu os mundiais anteriores nos anos de 1992, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 2005, 2006, 2008 e 2010. Sua carreira também inclui 48 vitórias no circuito da elite e duas medalhas de ouro nos ESPN X-Games.
Biografia Kelly Slater dominou o cenário do surf há duas décadas, faturando onze títulos do ASP World Tour, 48 vitórias no grupo de elite, um título do Quiksilver Eddie Aikau (2002), duas medalhas de ouro no ESPN X-Games, 14 prêmios como melhor surfista no Poll Awards, o prêmio Laureus World Action Sportsman of the Year Award e inclusão de seu nome no Hall da Fama do Surf.
Ele também recebeu elogios do U.S. House of Representatives com unanimidade dos dois partidos norte-americanos, reconhecido em maio de 2010 por seu excelente desempenho, sem precedentes no universo do surf, e por ser um embaixador do esporte e exemplo de vida.
Aos 39 anos, Kelly também é considerado por muitos especialistas como um dos melhores atletas competitivos de todos os tempos, tendo sido o campeão mundial mais jovem e mais velho em um esporte, com um altíssimo aproveitamento nas competições. E o progresso de sua carreira e sua conduta continua a mudar a forma como as pessoas vêem o surf.
Seu profissionalismo, junto ao seu trabalho filantrópico, personalidade e estilo de vida redefiniram o arquétipo de um surfista. Ele está empenhado em proteger os oceanos do mundo e sua fauna e flora marinha, usando sua influência e status para educar o público sobre questões ambientais importantes.
A Fundação Kelly Slater aumenta a sensibilização e apoio financeiro para instituições de caridade social e ambientalmente consciente, além de realizar eventos para angariar fundos e obtenção de doações de grandes corporações e doadores individuais.
##
Kelly também tem, em duas décadas de carreira, projetos de cinema, televisão e música. Ele foi destaque no filme de animação da Sony, Surf’s Up, produziu um especial de surf da MTV, “Kelly Slater Celebrity Invitational”, apareceu nos filmes Quiksilver Letting Go, Cloud 9, A Fly In the Champagne; Taught Bunnies to Surf e Girls Next Door.
O surfista ainda organizou um programa de rádio da estação Sirius “K-OS”; produziu e atuou em The Ultimate Wave Tahiti 3D, um filme criado para educar as gerações mais jovens sobre o ecossistema dos oceanos e ciência da formação de ondas.
Como compositor e guitarrista, Kelly lançou um álbum, Songs From The Pipe (1998), pela Sony Music, com sua banda The Surfers. Ele também já subiu nos palcos em shows de seus amigos Jack Johnson, Ben Harper e Eddie Vedder.
Ele tem seu nome aliado à diversos produtos e ações publicitárias, incluindo: Kelly Slater’s Pro Surfer, um jogo de vídeo-game da Activision; sua autobiografia Pipe Dreams, que se tornou um best-seller mundial, traduzido para seis línguas; o livro de memórias Pelo Amor; uma seção dedicada è ele em 2009 na Sports Illustrated The Pop Up Book of Sports. Foi garoto-propaganda de campanhas publicitárias globais para empresas como a Pentax, L’Oreal, Versace, Hinano, Telecom TIM, Mercedes Benz, Kiehl’s e Apple.
Kelly já apareceu em incontáveis editoriais das principais publicações de moda e revistas segmentadas de surf de todo o planeta, com destaque para: Men’s Journal, Men’s Health, The New York Times, Transworld Surf, Sports Illustrated / SI Swimsuit Models (eleito o atleta com melhor desempenho), People Magazine (as 50 pessoas mais bonitas do mundo) e Surfer Magazine (eleito o surfista nº1 de todos os tempos).
Recentemente, apareceu na revista da ESPN, edição especial “Body Issue”, que presta homenagem aos atletas que estão no topo. Kelly também já participou de programas na MTV e em inúmeros shows da ESPN, incluindo “Jim Roma Is Burning” e o especial da mesma emissora, “Down The Barrel”.
Desde 1990, Kelly é patrocinado pela Quiksilver, uma das líderes em roupas e acessórios esportivos, onde ele dá sugestões e consultorias sobre projetos e testes de novas peças da marca, assinando criações de boardshorts de alta performance. Ele também trabalha com a marca líder de esportes de ação Channel Islands Surfboards, na assinatura de uma série de pranchas de surf e, com o fundador da CI, Al Merrick, sobre a concepção de seu quiver de pranchas pessoais.
Entre os patrocinadores de Kelly também estão a Surf Hardware / FCS e sua própria marca, Komunity Project, uma empresa de acessórios de surf premium.
Kelly divide seu tempo entre a Califórnia, Hawaii e Flórida, quando não está viajando no circuito de competição. Ele também tem uma paixão pelo golfe e participa de torneios entre celebridades ao redor do mundo.
##
Perfil
Nome completo Robert Kelly Slater
Data de nascimento 11/02/1972 (39 anos)
Local de Nascimento Cocoa Beach, Flórida (EUA)
Lugar onde mora Flórida, Califórnia e Hawaii
Altura 1,75 cm
Peso 72,57 quilos
Posição Regular
Resultados e Estatísticas
Títulos Mundiais no ASP World Tour
1992, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 2005, 2006, 2008, 2010 e 2011.
Vitórias na elite
2011 Quiksilver Pro (Gold Coast), Billabong Pro (Tahiti) e Hurley Pro Trestles (Califórnia)
2010 Rip Curl Pro (Bells Beach), Hurley Pro Trestles (Califórnia), Rip Curl Pro (Portugal) e Rip Curl Pro Search (Porto Rico)
2009 Hang Loose Pro (Brasil)
2008 Quiksilver Pro (Gold Coast), Rip Curl Pro (Bells Beach), Glove Pro (Fiji), Billabong Pro (África do Sul), Boost Mobile Pro (Trestles) e Billabong Pipeline Masters (Hawaii)
2007 Boost Mobile Pro (Trestles)
2006 Quiksilver Pro (Gold Coast) e Rip Curl Pro (Bells Beach)
2005 Billabong Pro (Tahiti), The Globe WCT (Fiji), Billabong Pro (África do Sul) e Boost Mobile Pro (Trestles)
2003 Billabong Pro (Tahiti), Billabong Pro (África do Sul), Billabong Pro (Mundaka) e Nova Schin Festival (Brasil)
2000 Gotcha Tahiti Pro presented by Globe (Tahiti)
1999 Mountain Dew Pipe Masters (Hawaii)
1998 Gold Coast (Austrália)
1997 Coke Surf Classic (Austrália), Billabong Pro (Austrália), Tokushima Pro (Japão), Marui Pro (Japão) e
Kaiser Summer Surf WCT (Brasil)
1996 Coke Surf Classic (Austrália), Rip Curl Pro Saint Leu (Ilhas Reunião), CSI pres. Billabong Pro (África do Sul)
U.S. Open (Califórnia), Rip Curl Pro Hossegor (França), Quiksilver Surfmasters (França) e Chiemsea Pipe Masters (Hawaii)
1995 Quiksilver Pro (Indonésia) e Chiemsee Pipe Masters (Hawaii)
1994 Rip Curl Pro (Austrália), Gotcha Lacanau Pro (França) e Chiemsee Pipe Masters (Hawaii)
1993 Marui Pro (Japão)
1992 Rip Curl Pro Landes (França) e Marui Masters (Hawaii)
1990 Body Glove Surfbout Trestles (Califórnia)