A grande jogada da ASP contra os brazucas

REunião da ASP no Rosa

#“Existem dois brasileiros capazes de chegar ao título mundial, Phil Rajzman e aquele outro garoto com quem eu disputei a primeira bateria”.

Estas palavras foram proferidas pelo novo campeão mundial, Beau Young, em sua coletiva de imprensa logo após a disputa do título do Oxbow World Longboard Championship em Santa Catarina.

O “garoto” no qual o campeão se referia era Danilo Mulinha, de apenas 15 anos de idade e um dos destaques do time brasileiro. Se dependesse do diretor da ASP (Association of Surfing Professional), Sr. Al Hunt, o campeão Beau Young nunca teria conhecido o tal garoto.

#Em uma jogada estratégica de última hora, o diretor resolveu mudar o formato das triagens, colocando apenas três atletas em cada bateria, originalmente formada por quatro surfistas. Com essa decisão, Al Hunt procurava diminuir a participação dos brasileiros no campeonato mundial, e conseqüentemente, diminuir a possibilidade de um “estranho tupiniquim” apagar o brilho de um evento tão importante.

Pressionado, o Sr. Hunt afirmou que o dono da marca patrocinadora era quem teria feito o pedido da mudança. Informado por Rafael Sobral, editor do Hanging Together, o dono da marca explicou que nunca havia feito nenhum pedido daquela natureza a Al Hunt e prontamente foi pedir explicações ao chefão da ASP.

No final da história o diretor da ASP acabou sendo desmentido em frente a todos os surfistas e teve que reformular as baterias para o formato original, com 4 atletas.

Desta forma mais oito atletas brasileiros tiveram a chance de participar das triagens, sendo que Danilo Mulinha, Jaime Viudes e Charles Nobre conseguiram, mostrando seu talento, ingressar posteriormente no evento principal.

A questão que fica é:

Porque os brasileiros assustam tantos os estrangeiros no surf?

Qual é realmente a finalidade da ASP, servir aos seus associados como um todo, ou descriminar uma parte deles?

Porque não havia nenhum representante da associação brasileira no local que pudesse defender os interesses de seus associados?

Será que esta associação só serve para cobrar taxas abusivas de seus associados?

Quem tiver estas e outras respostas, por favor me responda …

NÃO TÔ ENTENDENDO!

Exit mobile version