ISA Junior

A ira da Nicarágua

ISA Junior 2013, Playa Colorado, Nicarágua

Um swell com muita pressão atingiu a costa da Nicarágua no decorrer desta semana e ofereceu um verdadeiro desafio para muitos surfistas inscritos no ISA World Junior, mundial para atletas de até 18 anos que começa neste domingo, em Playa Jiquiliste.

O pico que vai sediar a competição chegou a ser proibido para a prática do surf devido às condições perigosas. Além das ondas fechadeiras de até 2,5 metros, a praia ficou repleta de galhos espinhentos e troncos de árvores destruídas pelo swell.

Hospedada numa fazenda em Playa Colorado, a equipe brasileira novamente optou por treinar no pico mais próximo, conhecido como Panga Drop. As ondas também estavam pesadas, chegando aos 3 metros nas maiores séries e bem distantes da praia.

Destaque para as performances de Wesley Santos, Luan Wood, Gabriel André e Rafael Venuto, que está em sua primeira trip internacional e já chegou encarando um mar perigoso. Atual campeão brasileiro Sub 14 e líder deste ano na Sub 16, Venuto não se intimidou com a força do swell e mostrou serviço nos treinos, arrancando muitos elogios do grupo.

Quem também roubou a cena foi o ex-surfista profissional Adalvo Argolo, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS). Aos 51 anos, o dirigente fez bonito e botou para baixo em Playa Colorado. Depois de pegar três ondas em sua primeira sessão, Adalvo teve a prancha partida ao meio ao ser bombardeado por uma série, mas não desanimou e voltou ao outside mais tarde com outra prancha.

A previsão é de que o swell perca força gradativamente nos próximos dias. Neste sábado acontece o desfile das delegações inscritas no ISA World Junior. As baterias começam no domingo, às 11 horas (horário de Brasília).

 

O Brasil conta com o catarinense Luan Wood, o pernambucano Gabriel Farias e os paulistas Wesley Santos e Gabriel André na categoria Sub 18; o cearense Rafael Venuto, o pernambucano Douglas José, o baiano Wallace Júnior e o paulista Edher Reis na Sub 16.

Entre as meninas, a paulista Letícia Freitas disputa a Feminino Sub 18 ao lado da cearense Larissa dos Santos, que também vai disputar a Feminino Sub 16 com a carioca Karol Ribeiro.

Os técnicos do time são o baiano Gabriel Macedo e o cearense Hélio Bacana. A delegação é chefiada por Adalvo Argolo, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS).

Exit mobile version