O baiano Uri Valadão já treina pesado nas ondas de Pipeline.
O campeão mundial em 2008 e quinto colocado no ranking 2011 (melhor brasileiro no circuito) faz um treinamento intensivo para começar bem o ano de 2012.
Depois de uma longa viagem, Uri já caiu nas pesadas ondas havaianas e falou sobre sua expectativa para a abertura da temporada mundial.
“Quero começar o ano bem e melhorar meu resultado do ano passado. Em 2011 fui 13º e agora é pensar uma bateria por vez”, declarou o baiano, que foi recepcionado pelo hexacampeão mundial Guilherme Tâmega em sua chegada a Oahu.
Uri não teve tempo nem para descansar. Mesmo com o elevado número de atletas e free surfers no mar de Pipeline, ele achou outras alternativas para manter-se 100% preparado para a etapa.
“Meu primeiro dia em Pipe foi meio frustrante. Passei mais de duas horas na água e só consegui pegar três ondas. Porém, tenho surfado esses dias em Rocky Point, onde rola altas ondas. É uma praia onde consigo surfar mais”, ressaltou o baiano voador.
Depois de um ano muito consistente em 2011, quando foi campeão estadual, top-6 do circuito nacional e quinto no ranking mundial, Uri conhece bem a onda de Pipeline e sabe que ela pode ser uma das principais adversárias na hora da competição.
“Acho que não existe um adversário mais díficil (entre os atletas), todos são muito fortes. O maior desafio é entrar em sintonia com o mar na hora da competição”, revela.
A primeira etapa do Circuito Mundial acontece entre os dias 15 e 24 de fevereiro, na poderosa bancada de Pipeline, North Shore havaiano.
São esperados centenas de atletas, entre eles os top-24 do circuito, para as disputas dos 2000 pontos no ranking mundial. Em 2011, o evento foi vencido pelo local Jeff Hubbard.