O brasileiro Adriano de Souza acaba de vencer o Oi Rio Pro, etapa do Championship Tour finalizada nesta quarta-feira, na praia de Itaúna, em Saquarema.
Na final, Adriano derrotou o australiano Adrian Buchan por 17.63 a 17.23 pontos.
Em ondas de 1,5 metro e formação regular, o brasileiro começou ditando o ritmo com 7.50 e 7.83, mas Adrian, que até então tinha 4.33 e 5.83, assustou com 9.20, passando a precisar de 6.23.
Adriano chegou a perder a prioridade em uma onda fraca, mas não desanimou e achou uma esquerda intermediária que ofereceu uma longa parede. Com potentes batidas e rasgadas de backside, o Top levantou a plateia em Saquarema e arrancou 9.80 dos juízes.
Adrian Buchan chegou a dar a resposta com 8.03, mas a nota não foi suficiente para estragar a festa de Adriano de Souza, que comemorou a sua segunda vitória no Brasil e igualou-se a Jordy Smith e Owen Wright na vice-liderança do ranking mundial.
“Gostaria de primeiramente agradecer a Deus por este momento maravilhoso. Desde dezembro de 2015 (quando venceu em Pipeline) eu não sentia o gosto do pódio, mas batalhei muito. Todos sabem a jornada de um atleta para alcançar seus objetivos, mas sempre acreditei e tive muita determinação, mesmo nos momentos difíceis”, disse Adriano. “Isso mostra um pouco do retrato do Brasil. Mesmo com toda a dificuldade que o nosso país vive, a gente sai para trabalhar com o sorriso no rosto”, continuou o campeão, que falou também sobre o duelo contra Adrian Buchan. “É uma honra muito grande disputar uma final com Adrian. Já competimos muitas vezes, desde quando éramos amadores, e agora estamos aqui dividindo o pódio”, finalizou Adriano de Souza.