Gabriel Medina

A prancha do campeão

Gabriel Medina mudou, e seu quiver acompanhou as mudança.

679x453
Gabriel Medina mudou, e seu quiver acompanhou essas mudança. Foto: Johnny Cabianca
 

Hoje a grande maioria das pranchas tem quase a mesma cara quando o assunto é surf de alto desempenho. De uns três anos para cá ganharam mais área [largura], especialmente no bico, mais volume, tudo para acomodar o que antes era uma 6’ ou 6’2” numa 5’8” ou 5’11”, só para dar um parâmetro, tendência criada, aliás, por Kelly Slater. Há pouca variação de tamanho mesmo quando o mar sobe. O que muda é a distribuição do volume pelo foil e outline. 

A largura do bico das pranchas atuais, com mais área, explica-se. Já viu até onde os meninos passam parafina? Pois é, a aterrissagem dos aéreos e outras manobras que invertem a prancha de direção criou a necessidade de uma área em que você possa se apoiar e surfar, mesmo que as quilhas estejam apontadas para frente.

Michel Bourez, por exemplo, tem um quiver completo e, fora as pranchas para algo como Sunset, são todas 5’11” ou 6”. “Para mim tem funcionado assim, mudo os detalhes, distribuição de volume, curva do fundo… mas, são todas basicamente do mesmo tamanho”, diz o taitiano. Ou seja, os detalhes estão mandando nos quivers com setup para cinco quilhas [quads ou thrusters].  

Em 2014, Gabriel Medina usou pranchas com quase 19” de largura ou até mais, porém a média ficou entre os 18 ¼ e 18 5/8.

RECEITA PARA SNAPPER 2015

As longas direitas de Snapper variam de velocidade conforme a sessão, algumas bem tubulares. Não passam muito dos 6 pés. “Merrequeira Rápida” em ação.

Segundo Johnny Cabianca, a prancha deve ser versátil para se adaptar às diferentes sessões da onda. “Tento usar os componentes de uma prancha para beachbreak. Flat rocker, concave suave, V Bottom light embaixo do pé de trás”. Retinha, com rocker acentuado na rabeta para arcos mais fechados. A prancha pode ter volume nos dias menores, inclusive na rabeta, mas as bordas devem ser finas. No caso do Medina a rabeta é swallow, mas poderia muito bem ser squash. Algo que faça o outline da rabeta ficar mais esticado. 

Em 2014, Gabriel tinha 1,80m e pesava 74 kg. Ele cresceu um pouco e agora tem 1,84m, mais ou menos, e está com 80 kg. A prancha continua a mesma, porém com outras dimensões.

O modelo desenvolvido pelo Johnny Cabianca, “The Game”, agora configurada com uma polegada a mais do que no ano passado, deixou a boia com 5´10” de altura e 19 ¼ x 2 ¼ com 28 litros. A prancha para a primeira etapa em Snappers tem rocker do bico com 4¾, rocker da rabeta, (swallow peculiar), com 2″ e o fundo apresenta concave bem suave com V Bottom na rabeta.

Exit mobile version