Se a proposta é revelar novos talentos, nada melhor do que um prêmio especial aos atletas que estão iniciando e conseguem se destacar entre os melhores da competição.
Um dos destaques do 12º A Tribuna de Surf Colegial será o Troféu Revelação, um prêmio extra ao surfista melhor classificado em cada categoria e que não figure no ranking paulista na temporada.
A escolha será feita nas duas etapas e nas quatro categorias em disputa: Júnior, Mirim, Iniciantes e Feminino.
A etapa de abertura acontece nos próximos dias 9 e 10 de junho na praia do Tombo, Guarujá (SP), e reúne alunos de escolas de ensino fundamental e médio de Peruíbe a Bertioga.
Além de levar o troféu, o competidor soma 10 importantes pontos à sua escola no ranking por equipes.
?A idéia é privilegiar surfistas que nunca competiram ou são novatos em competições. Essa é a oportunidade de incentivarmos novos valores entre alguns dos principais surfistas do estado que competem no A Tribuna de Surf Colegial?, ressalta Marcos Bukão, diretor-técnico do evento.
Chegando ao 12º ano consecutivo, o A Tribuna de Surf Colegial é o principal, mais tradicional e maior circuito do país no gênero.
Além de incentivar os surfistas a estudarem, fortalecer a imagem da modalidade e aproximar os atletas do meio acadêmico e famílias, o evento mostra o seu valor com grandes talentos revelados.
O principal foi o fenômeno Adriano de Souza, o Mineirinho, hoje no WCT. O competidor, que já foi campeão mundial Pro Júnior e do WQS, ganhou seu primeiro título justamente no Colegial, em 1999.
Outros exemplos são Andrew Serrano, Heitor Pereira, Cláudia Gonçalves, Leonardo Oliveira, Bruno Moreira e Gilmar Silva. A lista é grande e conta, mais recentemente, com Jessé Mendes, Nathan Brandi, Caio Ibelli, Gisele Garcia, Kaena Brandi, entre outros.
?Além da proposta principal de incentivar os estudos, este campeonato apresenta a todos uma imagem de jovens saudáveis, que vivem junto ao meio-ambiente e que têm no surf um estilo de vida?, comenta Paulo Sérgio Nogueira Lopes, diretor da surfwear AntiQueda, patrocinadora do circuito desde 1996.
A etapa inicial do evento segue com as inscrições abertas. Para garantir participação, o atleta, pai ou professor deve ir à Rua General Câmara, 100, no Centro de Santos, das 11 às 16:30 horas. A taxa é de R$ 30, com direito a camiseta do evento.
Cada atleta deve, obrigatoriamente, apresentar ofício com assinatura e carimbo do professor de educação física e do diretor, contendo nome, data de nascimento e categoria. Também é preciso estar anexada cópia de identidade escolar.
A organização do evento informa que não há prioridade nas inscrições. O critério é por ordem de chegada dos ofícios corretamente apresentados.
O 12º A Tribuna de Surf Colegial conta com patrocínios: Prefeitura de Guarujá e Sthill. Co-patrocínio: Unaerp. Apoio: Pranchas Silver Surf e FMA Notícias. Realização: Federação Paulista de Surf, a chancela da Confederação Brasileira e colaboração da Associação de Surf do Guarujá. Organização do Sistema A Tribuna de Comunicação.