Se você digitar no Google a frase “Surf City USA”, verá que Huntington Beach, Califórnia, aparece em primeiro lugar. Isso porque a praia ganhou em uma batalha judicial contra a cidade de Santa Cruz, também na Califa, o direito de usar o titulo de Surf City dos Estados Unidos.
Para quem surfa isso é uma piada. Eu moro em Huntington e adoro este lugar, mas espera aí, comparar as ondas daqui com as de Santa Cruz é como dizer que o Maradona foi melhor do que o Pelé. Se tiver algum argentino enrustido lendo isso, saiba que até o Zico foi melhor que o Maradona!
Voltando ao surf, Huntington tem a tradição dos campeonatos de surf, e no mês de julho milhares de pessoas invadem as areias para ver os melhores surfistas do mundo nas merrecas do verão.
Teve um ano que fizeram até um X-Games aqui em Huntington durante o verão. Foi um fiasco. Até minha avó sabe que Kelly Slater e Dane Reynolds competindo em ondas de meio metro não tem nada de extreme. Depois desta palhaçada levaram o evento para Puerto Escondido no México, onde foi um sucesso.
Aqui também tem as duas surf-shops mais importantes do mundo: Jack’s e HSS. Os donos da Jack’s não surfam, mas sabem fazer negócio. Qualquer produto novo de surf do mundo chega primeiro por lá. A HSS (os donos são surfistas) até tenta competir com a multimilionária Jack’s, mas não consegue.
Fiz uma viagem pela costa da Califórnia e parei por dois dias em Santa Cruz. Aquela cidade respira surf. Foi lá que o Jack O’Neill inventou a roupa de borracha e as botinhas para surfar. Foi lá também que o filho dele, Pat, inventou a cordinha (leash).
Santa Cruz tem muita onda perfeita. Dizem que os locais são chatos, mas vi tanta onda passar e ninguém pegar que estou começando achar que isso é lenda.
Marcelo Bolão é fotografo. Clique aqui para conhecer mais sobre seu trabalho.
Fonte Chuta o Balde