Apesar da constante evolução nas pranchas de surf, seja no visual, no shape, nos estudos de hidrodinâmica ou nos materiais utilizados, cada vez mais leves e resistentes, ou ainda no implemento de máquinas para produção em série, uma nova tendência está surgindo.
Trata-se de um forte movimento de volta ao passado, na época das mini-models monoquilhas, pranchas mais largas e grossas que cada vez com mais freqüência são vistas em praias do mundo todo, inclusive com o típico visual dos 60, 70 e 80.
Pra confirmar essa tendência, na Austrália tem sido comuns a realização de eventos especiais, como o campeonato de monoquilhas de Burleigh Heads, realizado no últimos dias 20 e 21 de janeiro com presença de lendas vivas do esporte.
Também participaram do evento membros da nova geração, inclusive do circuito mundial. Uma curiosidade era a exigência dos organizadores para o uso de pranchas realmente antigas, fabricadas antes de 1981.
No mês de março outro evento pretende resgatar as origens do surf. O Stubbies Classics traz de volta os clássicos calções de surf (Stubbies) utilizados no passado.
Nomes como Tom Carroll marcaram época com os calções curtos e colados no corpo. É o passado virando presente.