No domingo (5/3), com vento sul e ondas com excelente tamanho foi encerrada a primeira etapa do Maresia Sul Catarinense de Surf, na praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta (SC). Com o total de 154 inscritos (número recorde), o último dia de competição definiu os campeões das 12 categorias disputadas, valendo pontos para o Circuito Estadual da Fecasurf e Sul Catarinense.
Diferente do sábado (4/3), quente e abafado, o domingo decisivo sofreu uma mudança brusca no tempo com a chegada do vento sul. O mar confirmou a previsão, com as séries chegando até 1,5 metro e mexido, mas não interferindo na qualidade das ondas para as finais.
O número de inscritos totalizou 154 competidores, obrigando a direção de prova a utilizar um segundo palanque nos dois dias. Desta vez, a Prainha recebeu as categorias Petit, Infantil, Adaptados e a Feminino Infantil, Feminino Iniciantes (categorias novas no circuito), Feminino Junior e Feminino Open. As demais categorias continuaram na praia do Cardoso, onde estava a estrutura principal.
Os eventos realizados no Farol de Santa Marta (SC) sempre foram um verdadeiro desafio. As condições climáticas e a localização geográfica sempre serão fatores a serem considerados, mas que vale a pena todo o esforço trabalho pela beleza do lugar e a qualidade das ondas. Esta etapa valeu pelo SC QS 6000, formato introduzido neste ano pela Fecasurf, valendo pontos importantes para o circuito estadual.
Outra novidade desta etapa foi a abertura do Sul Catarinense de Surf, circuito que vem movimentando o litoral sul do Estado. A parceria firmada entre os promotores Angelo Ribeiro (AR Surf Eventos) e Tales Andrade (Silverbay), junto com a ASTFSM (Associação de Surf e Tow-In do Farol de Santa Marta) e ASG (Associação de Surf de Garopaba), promete render muitos eventos de alto nível na região, virando referência no Estado.
Excelentes performances foram apresentadas em todas as categorias, sendo a marca registrada durante o fim de semana. Nomes importantes do esporte que fizeram história no surfe catarinense marcaram presença, mesclados com a geração de ponta das categorias de base da Fecasurf.
Doze finais no Farol – Algumas finais chamaram a atenção, como a vitória incontestável de Jorge Correa, local da praia Brava de Florianópolis, na decisão da Master. Ele colocou quase todos seus adversários em combinação na final para festejar a primeira colocação.
Quem também se deu bem com seus resultados foi o paranaense Anuah Chiah, primo do ex-Top mundial Jihad Kodr. O garoto venceu as categorias Infantil e Petit, levando uma bela premiação para Matinhos (PR), cidade onde mora.
Em três categorias do surfe feminino (Iniciantes, Junior e Open), Yasmin Dias foi soberana, sagrando-se campeã da etapa. Na Feminino Infantil, a pequena Gabriely Vasque levou a melhor, se tornando uma das primeiras vencedoras desta categoria, que faz sua estreia nos campeonatos da Fecasurf do SC QS 6000 em 2017.
Tayron da Silva conquistou sua primeira vitória na Junior no circuito, quando virou o resultado a seu favor no último minuto da decisão. A categoria Adaptados é sempre uma superação por parte de seus competidores, que independente do resultado, mostraram que são verdadeiros campeões da vida. Desta vez o título foi para Itajaí (SC), com Jonatham Borba.
Kainan Meira, aniversariante do dia, teve dois belos presentes no domingo decisivo, vencendo as categorias Mirim e Iniciantes. E na última decisão da etapa, o local Edmilson Eufrásio mostrou determinação e foco para vencer grandes nomes do esporte em Santa Catarina,como Raphael Becker, Álvaro Bacana e Eloin Travisani. Eufrásio saiu com o título da Open, para a felicidade da comunidade local do Farol.
Próxima parada – A próxima etapa do SC QS 6000, também válida pelo circuito Sul Catarinense de Surf, acontece em Garopaba (SC), nos dias 18 e 19 de março, com local a definir. Será mais um evento reunindo os melhores surfistas do sul do país em ondas sensacionais na capital do surf de Santa Catarina.
O evento – O Maresia Sul Catarinense de Surf teve a apresentação da Santa Marta Surf Shop. Patrocínio da Index Krown Surfboards, Sorveteria Lambe e Gela, Silverbay e Dragon. Co-patrocínio da Go Home, Faculdades FUCAP, Mormaii, Opulence, e Prefeitura Municipal de Laguna. Apoio: Hotel Farol, Rise Up Wax, Supermercado Cardosão, Pousada Baiuka, DeLucca Surf Shop, Session Store, Project Morona, Admol, Drogaria e Farmácia Santa Marta. Realização: AR Surf Eventos. Supervisão Técnica: ASTFSM (Associação de Surf e Tow In Farol de Santa Marta), A-Tow Inj e Fecasurf.
Resultados finais
Open
1 Edmilson Eufrásio
2 Eloin Travisani
3 Raphael Becker
4 Álvaro Bacana
Junior
1 Tayron da Silva
2 Wallace Vasco
3 Anderson Junior
4 Ignácio Gundensen
Mirim
1 Kainan Meira
2 Wallace Vasco
3 Guilherme Marques
4 Ian Casal
Iniciantes
1 Kainan Meira
2 Arthur Romão
3 Patrick Plachi
4 Gabriel Junior
Master
1 Jorge Correa
2 Raphael Becker
3 Roni Ronaldo
4 Álvaro Bacana
Infantil
1 Anuah Chiah
2 Caetano Silveira
3 Noah Machado
4 Takeshi Oyama
Petit
1 Anuah Chiah
2 Davi Glazer
3 Artur Darela
4 Matheus dos Santos
Feminino Open
1 Yasmin Dias
2 Manu Pacheco
3 Fernanda Espíndola
4 Ângela Carolina Fortes
Feminino Junior
1 Yasmin Dias
2 Ariela Andrade
3 Manu Pacheco
4 Manu Ronnau
Feminino Iniciantes
1 Yasmin Dias
2 Ariela Andrade
3 Anita La Greca
4 Luara Mandeli
Feminino Infantil
1 Gabriely Vasque
2 Sofia da Rocha
3 Diana Santiago
4 Luara Mandeli
Adaptados
1 Jonathan Borba
2 Robson Gasperi
3 Nen
4 Gelder