Aconteceu no sábado (21/8), com altas ondas e muito surfe, a etapa de abertura da primeira edição do Banana Wax The Legends 2016, evento válido pelo Circuito Catarinense Master A competição reuniu grandes nomes do surfe em boas disputas nas perfeitas ondas de 1 metro e meio da paradisíaca e preservada Praia Mole, na Ilha da Magia.
Nomes como David Husadel, Junior Maciel, Cristiano Guimarães, Carlos Santos, Saulo Lyra, André Zanini, Raphael Becker, Álvaro Bacana, Stewson Crippa, Adriano Lemos, Steward Dean e muitos outros atletas renomados marcaram presença no evento e puderam, além de competir, reencontrar amigos e colocar o papo em dia com muitas risadas, numa grande confraternização do surfe catarinense.
“Esse Circuito Catarinense de Surf Master é uma forma de homenagearmos essa galera das antigas que ajudou a construir a história do surfe em nosso estado”, declarou Reiginaldo Ferreira, Presidente da Fecasurf.
Na categoria Master, para surfistas com idade acima de 35 anos, o ex-surfista profissional Raphael Becker estreou muito bem na categoria. Raphael encontrou as melhores ondas da grande final e surfando muito bem garantiu o topo do pódio, numa bateria disputadíssima contra velhos adversários, como Cristiano Guimarães, também ex-surfista profissional, que acabou na segunda colocação, Stewson Crippa, que ficou na terceira colocação, e Álvaro Bacana, que terminou na quarta colocação.
Na categoria Grand Master, para surfistas acima de 40 anos, Cristiano Guimarães, que está voltando este ano às competições, mandou ver nas ondas da Mole e venceu a final contra Álvaro Bacana, amigo e ex-adversário nas competições de surfe profissional, que ficou com a segunda colocação. Completaram o pódio da categoria Grand Master os surfistas Rodrigo Viúdes, na terceira colocação, e Túlio Koerich, na quarta colocação.
A categoria Kahuna, para “maiores” de 45 anos de idade, também foi de muitas ondas bem surfadas, mas quem fez a melhor apresentação aos árbitros foi o surfista da Guarda do Embaú Juninho Maciel, oito vezes campeão catarinense na categoria Master do Circuito Catarinense Amador, que já chegou com tudo, querendo dominar a nova categoria já na largada.
Na categoria Grand Kahuna, para surfistas cinquentões, David Husadel, um dos grande nomes do surfe catarinense, mostrou que ainda está com o surfe no pé e ainda com o mesmo estilo, foi o grande campeão da final que reuniu “dinossauros” do surfe catarinense, como Saulo Lyra, que ficou com a segunda colocação, o ex-campeão mundial master Carlos Santos, que terminou na terceira colocação, e o shaper Rúbens Farias, que ficou na quarta colocação.
A categoria Open, aberta a todos os competidores e sem limites de idade, teve como grande campeão o surfista de Itajaí Eloin Travisane, que achou boas ondas em todas as baterias que disputou, e na final não foi diferente, achou as melhores e soube aproveitar para vencer a categoria, deixando na segunda colocação o surfista de Navegantes José Muniz, na terceira colocação o imbitubense Leandro Elias, e na quarta colocação o surfista Ronaldo Silveira, da Joaquina.
O Circuito Catarinense de Surf Master 2016 terá três etapas pelo litoral do estado, e distribui 1.000 pontos por etapa, no ranking oficial da Fecasurf 2016. A próxima etapa está marcada para o norte do estado com data e local a serem definidos.
Resultados da primeira etapa na Praia Mole
Open
1 Eloin Travisane
2 José Muniz
3 Leandro Elias
4 Ronaldo Silveira
Master
1 Raphael Becker
2 Cristiano Guimarães
3 Stewson Crippa
4 Álvaro Bacana
Grand Master
1 Cristiano Guimarães
2 Álvaro Bacana
3 Rodrigo Viudes
4 Tulio Koerich
Kahuna
1 Junior Maciel
2 Steward Dean
3 Saulo Lyra
4 Max Francisco
Grand Kahuna
1 David Husadel
2 Saulo Lyra
3 Calos Santos
4 Rubens Farias