A abertura do Rip Curl Grom Search 2011, nos próximos dias 29 e 30, na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP), terá várias atrações ao público, além das disputas entre os principais nomes da nova geração do surf brasileiro.
O circuito reúne surfistas de até 16 anos, divididos em quatro categorias, e os campeões da Mirim e da Feminina se classificam à grande final internacional do Rip Curl Grom Search em 2012 na Austrália.
Entre os principais atrativos, estará a bateria especial entre equipes, com a inédita integração de juízes virtuais no Brasil.
No Tag Team Overboard, os atletas serão divididos em equipes de quatro integrantes, um por categoria, representando seus respectivos estados.
A disputa será realizada antes das finais, no domingo, e terá a inédita atuação de três juízes virtuais, escolhidos na página da transmissão ao vivo do evento durante todo o final de semana em que o campeonato é disputado.
“Queremos, cada vez mais, a interação com o nosso público, especialmente a molecada. A página de transmissão ao vivo terá um plugin especial, conectando usuários da comunidade virtual Facebook ao evento”, destaca Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil.
“Os candidatos às três vagas para juízes virtuais serão escolhidos pela Rip Curl e se juntarão aos juízes de praia, através do vídeo e áudio da transmissão ao vivo pela internet, para julgar a Tag Team Overboard”, acrescenta.
Outra atração será a presença do atual campeão mundial Júnior da ISA (International Surfing Association), Gabriel Medina, da equipe Rip Curl. Um dos maiores exemplos da nova safra do surf nacional, ele distribuirá autógrafos no pôster do evento, que leva a sua foto, além de dar dicas à garotada que quer seguir o surf como profissão.
Aos 17 anos, o atleta é o atual campeão do Rip Curl Grom Search International, depois de ter vencido o Circuito no Brasil em 2009.
“É muito legal passar essa experiência para a molecada que tem muito potencial e sonha em competir na Austrália”, diz o atleta. “Gabriel poderá compartilhar a experiência de ter estudado inglês na Austrália (oferecimento da Study Way Intercâmbios), parte da premiação aos campeões da mirim e da feminina”, afirma Fernando Gonzalez.
O evento também contará com gincanas de conscientização ambiental, valendo kits Rip Curl, com recolhimento de microlixo e distribuição de 200 mudas nativas aos atletas, pais e público presente, em parceria com a Associação Ubatuba de Surf.
“Teremos uma divertida caça ao tesouro na praia de Itamambuca, com brindes especiais escondidos na areia e a Gincana The Search, com os competidores e o público tendo de descobrir qual a frase secreta que a Rip Curl preparou entre os 70 metros quadrados e lonas que envolvem o palanque do Rip Curl Grom Search. Com certeza, muita interatividade”, complementa Fernando.
Premiação terá relógios de maré, roupas de borracha e bolsas de estudo em idiomas
O Rip Curl Grom Search, em Ubatuba, distribui R$ 10 mil em produtos, com destaque para relógios de maré, roupas de borracha, mochilas e óculos da marca nas quatro categorias. Os vencedores das categorias Mirim, Feminina, Iniciantes e Grommets também ganham assinatura anual da Revista Fluir e uma bolsa de estudos completa de idiomas Wizard em qualquer unidade da escola no Brasil.
“Nossa preocupação não é somente contribuir para o desenvolvimento do surf competitivo desses atletas, mas prepará-los intelectualmente desde cedo para enfrentar os desafios de correr o mundo nas futuras competições internacionais que eles terão pela frente, como o Mundial Pro Júnior da ASP”, comenta Fernando Gonzalez.
Ele também destaca o intercâmbio cultural na Austrália, durante a final internacional, oferecido aos campeões da Mirim e da Feminina. “Esse prêmio, que já é tradição do Circuito, proporciona ao atleta o contato com uma cultura diferente. Muitas vezes é a primeira viagem internacional deles”, relata.
“O intercâmbio, com curso de inglês intensivo e hospedagem em casa de família, sempre perto do mar, aproxima ainda mais o atleta de uma cultura diferente e serve para despertar o espírito The Search, que existe em todos os surfistas”, completa Gonzalez.
Inscrições As inscrições para a etapa inicial seguem abertas e os atletas devem entrar em contato com a Federação Paulista de Surf, pelo e-mail [email protected]. A taxa é de R$ 50 mais um quilo de alimento não-perecível, a ser doado a uma instituição social de Ubatuba, definida em parceria com a AUS (Associação Ubatuba de Surf).
As atletas da categoria Feminina ganham, além do kit contendo camiseta oficial, adesivos e calendário Rip Curl 2011 uma roupa de borracha Rip Curl, depois de competirem a primeira bateria do evento.
Para obter mais informações sobre o campeonato acesse o hotsite oficial ou ligue para (13) 2101.0525 ou envie mensagem para [email protected]. A página oficial da Rip Curl na comunidade virtual Facebook também contém informações sobre o evento.
O Rip Curl Grom Search 2011 é realizado pela Rip Curl e tem patrocínios das lojas, Overboard e 900 Graus. Apoio: Cadernos Jandaia, Study Way Cursos no exterior, Grupo Skygraf do Brasil, Qantas e Wizard. Divulgação: Fluir, Waves e Woohoo. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e Federação Paulista de Surf. Colaboração: Associação Ubatuba de Surf e Prefeitura Municipal de Ubatuba.