A Associação Brasileira de Surf Universitário (ABRASU) elegeu no último dia 3 de março na praia da Pipa (RN) sua diretoria para o quadriênio 2007 / 2010.
Recém-criada, a ABRASU está filiada à Confederação Brasileira de Surf (CBS).
O presidente da entidade pelos próximos quatro anos é o empresário cearense Aílton Junior, que atualmente atua na área de promoção de eventos esportivos.
A nova entidade visa fortalecer o trabalho no surf universitário, que já vem sendo desenvolvido com sucesso em estados como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte.
“Numa parceria com as entidades estaduais queremos tornar o surf universitário ainda mais forte”, reforça o empresário.
No Ceará, por exemplo, já existe a Associação Cearense de Surf Universitário (ACESU), que foi um dos pontos de partida para a criação da Associação Brasileira de Surf Universitário (ABRASU).
“Agora, vamos arregaçar as mangas e começar a trabalhar?, afirma Ailton Júnior, que já tem planos de realizar um Circuito Brasileiro Universitário em 2007.
O Circuito Brasileiro de Surf Universitário 2007 que será realizado pela ABRASU apresentará categorias já existentes nos vários circuitos estaduais pelo Brasil, como por exemplo: Open Universitário, Iniciante Universitário e Master Degree.
Será ainda avaliada em Assembléia da ABRASU a criação de novas categorias e a participação do Surf Universitário Feminino nas etapas do circuito.
A categoria Open Universitária é a mais competitiva, formada por surfistas regularmente matriculados nas faculdades.
A categoria Iniciante Universitário engloba aqueles que estão em fase de iniciação no esporte e também estão matriculados nas faculdades. Já a categoria Master Degree é direcionada aos surfistas que já se formaram em alguma faculdade.
Este ano a idéia da ABRASU é realizar três etapas do brasileiro nos estados de São Paulo, Bahia e Ceará. As negociações referentes à premiação das etapas e do circuito estão sendo iniciadas.
O formato técnico do evento obedecerá a supervisão da Confederação Brasileira de Surf (CBS).
Surfista praticante, Aílton Junior começou a se envolver na promoção de campeonatos em 1998, quando em parceria com a Federação Cearense de Surf trouxe uma etapa do Circuito Mundial WQS para Fortaleza.
O Maresia Sprite Surf Ceará, evento quatro estrelas, foi disputado na praia do Futuro. A partir daí, Júnior não parou mais. Há seis anos, ele realiza o Circuito Cearense de Surf Universitário, além do Circuito Classic Surf, que reúne surfistas amadores e veteranos.
No ano passado, a empresa Classic Promoções, comandada por Ailton Júnior, começou a promover o circuito Homem x Homem, que segue o estilo de disputas do circuito WCT.
Diretoria ABRASU
José Aílton Augusto Cruz Junior ? presidente
Antônio Augusto Peixoto Serra – vice-presidente
Rui Passos de Castro e Silva – diretor administrativo e financeiro
Cláudio Roberto campos de Carvalho – diretor social e de eventos
Max Bruno Santos de França – diretor técnico e de esportes