A comunidade de Maui, assim como das ilhas vizinhas do Hawaii, está em desespero depois que recebeu a notícia de que uma empresa americana está em negociações com os proprietários das terras que dão acesso ao “cliff” por onde os surfistas costumam chegar às ondas de Peahi.
A princípio a ideia é desenvolver um loteamento residencial em frente ao “cliff” de Jaws. Se o projeto for para a frente, e por se tratar de um condomínio fechado, o acesso que todos tinham para chegar a uma das melhores e maiores ondas do mundo irá ser limitado. Provavelmente não será mais permitido que os surfistas pulem das pedras para remar ao outside e também será limitado o acesso aos espectadores que apreciam ver as ondas quebrando.
A comunidade de Maui está tentando marcar uma reunião para tentar convencer a prefeitura a comprar a terra para que ela seja preservada, assim como o que aconteceu recentemente na praia de Honolua Bay. Para os que quiserem ajudar nessa causa, é possível enviar um e-mail para [email protected] expressando sua objeção ao desenvolvimento de um empreendimento nesta área. Mesmo que você não more em Maui, pode se manifestar sem problemas. A comunidade de Maui agradece.